Cafezal

Baristas do mundo participam de evento na Colômbia

De 1º a 10 de junho acontece, na Colômbia, a 4ª edição do Barista & Farmer. Em plantações confiscadas por tráfico de drogas na Finca La Cabaña, em San Augustin, Finca el Paraiso Vereda Cristo Rey, Finca Bellavista Finca Santana El Bolson e Finca el Mirador, no município de Pitalito, será sediado o evento dedicado à promoção e a cultura de café de alta qualidade.

As terras que eram usadas para o plantio de cocaína foram confiscadas pelo governo colombiano e doadas para pequenos produtores de café. Dez dos melhores baristas do mundo vão participar de ações com os agricultores. Estão previstas competições, aulas teóricas, aulas de dança, pintura e esportes.

O evento foi criado pelo barista italiano Francesco Sanapo, várias vezes premiado campeão, com patrocínio da Specialty Coffee Association (SCA). Barista & Farmer pretende não só treinar embaixadores do café especial, mas também ser uma ponte cultural entre a Colômbia, o terceiro maior produtor de café do mundo, e a Itália. O envolvimento de parceiros institucionais fortalece os vínculos entre os países de origem e toda a cadeia cafeeira.

Os finalistas selecionados entre os mais de 250 profissionais por um grupo de juízes formado por especialistas do setor são: Sara Ricci, 28, italiana, de Pozzuoli; Diego Campos, 27, da Colômbia; Iuliia Dziadevych, 25, da Ucrânia; Matija Matijaško, 26, da Croácia; Daniel Munari, 32 anos, do Brasil; Victoria Rovenskaya, 26, da Rússia; Vala Stefansdottir, 30, da Islândia; David Lau -Cong Yuan, 23, da China; Rie Hasuda Moore, 36, do Japão; Glenn Bailey, 34, da Austrália .

Os competidores terão a oportunidade de descobrir o ciclo de processamento do café, desde o grão até a xícara, passando pelo uso de diferentes tecnologias, até a experiência de degustação e várias maneiras de consumo.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário