Barista

Barista taiwanês-brasileiro desenvolve coador de cerâmica e lança campanha de arrecadação

coador z

Tony Chen nasceu em Taiwan, mas mudou-se para o Brasil quando tinha 15 anos. Formado em arquitetura e vivendo em São Paulo não gostava muito de café. A paixão veio tardia, quando provou um cappuccino “diferente”, que o despertou para descobrir o que havia ali de tão saboroso: “O primeiro gole já foi suficiente para me deixar sem palavras. Textura macia. Senti o perfeito equilíbrio dos sabores do café e do leite. Um sabor único, que eu nunca havia experimentado antes, mexeu tanto comigo a ponto dos meus olhos se encherem de lágrimas.”

Tony então buscou cursos de café, começou a estudar o tema e resolveu unir duas paixões: projeto e café.

A técnica do café coado sempre encantou mais ao barista. “Indo a fundo na prática e na teoria dessa técnica, encontrei diversos tipos de coadores no mercado. Como essa minha aventura pelo café era uma jornada individual, resolvi, porque não, criar um coador que refletisse essa minha busca. Que fosse funcional, com um desenho contemporâneo e material e produção artesanais. Decidi me matricular num curso de cerâmica e pôr em prática todas essas minhas ideias. Precisei de um tempo para aprender o método e produção da cerâmica.”

coador z

Tony consultou muitos outros baristas amigos para o auxiliarem na parte funcional do coador. “Depois de muitos fracassos, muitos testes, e muitos protótipos, o coador “Z” nasceu”.

Para começar a produzir em escala, Tony deu início a uma campanha de arrecadação na internet. A contribuição vai de R$ 10 a R$ 4.000, e as cores desenvolvidas são preto, marrom ou verde. Para cada valor escolhido tem uma recompensa, dentre elas o próprio coador e até um suporte metálico com as três cores.

O coador “Z” tem ranhuras laterais e abertura no fundo que permite a passagem da água uniformemente, além de ser, porque não, uma peça de arte e design para o momento de preparar o café.

Quer contribuir? Acesse. Mas atenção, a campanha vai até dia 31 de agosto. Então, corre lá!

coador z

TEXTO Mariana Proença • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário