Barista

Barista Day reúne campeões mundiais de Brewers e Barista em Campinas (SP)

No último final de semana, a cidade de Campinas, em São Paulo, recebeu baristas que são destaque no cenário mundial através dos campeonatos de Brewers (café coado) e Barista. O evento, intitulado Barista Day, foi uma parceria da fazenda Daterra, que fica em Patrocínio (MG), e da cafeteria Abigail Coffee.

“Com a missão de oferecer experiências de café e fomentar conhecimento, a Abigail trouxe para o Brasil esse evento inédito graças à parceria com a Daterra”, explica Leandro Vital dos Santos, um dos sócios da cafeteria. Segundo ele, o principal objetivo era promover o encontro entre esse elenco de tirar o fôlego dos consumidores finais. O resultado: casa cheia! Todos com olhos atentos, papel e caneta para anotar cada detalhe, dicas e técnicas compartilhadas pelos baristas.

Jooyeon Jeon (Coréia do Sul, atual campeã mundial de Barista)

Primeiramente, os 10 baristas visitaram a fazenda para conhecer o processo de produção dos cafés Daterra e em seguida se revezaram em duas sessões na Abigail: primeiro os profissionais que se destacaram na categoria Brewers em 2018 e 2019 compartilharam detalhes inéditos de suas apresentações, com insights sobre seus processos e criações com o público, que eram em sua maioria clientes habituais da Abigail. Na sequência, os campeões da categoria Barista desfilaram espressos com cafés incríveis de diversos países e torrefações para degustação.

“Sinto um orgulho de ver a cidade de Campinas com um evento tão importante como esse. Temos o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) aqui, mas poucos reconhecem a importância da cidade no cenário do café”, explica uma das proprietárias da fazenda Daterra, Isabela Pascoal. Segundo ela, a experiência desses baristas começou na fazenda como parte de um programa anual que a empresa oferece para os primeiros colocados nos campeonatos mundiais de Barista e Brewers. “A jornada se encerrou com o encontro deles com consumidores na Abigail Coffee. Essa ação serve para inspirar baristas daqui e do mundo e mostrar que o Brasil produz qualidade”, comenta.

Mikael Jasin (Indonésia, 4º lugar no Mundial de Barista 2019) e Cole Torode (Canadá, 3º lugar no Mundial de Barista 2019)

Para o canadense Cole Torode, esse encontro inédito foi bem importante. “Muitos acham que somos diferentes deles e esse tipo de evento mostra que somos apenas pessoas que amam café. Profissionais que adoram estar juntos para falar sobre agricultura e cafés excepcionais. Ter a oportunidade de conhecer outros cafés e consumidores é muito emocionante. Talvez, aqui nessa plateia de hoje, possa ter um competidor de destaque no futuro!”, conta eufórico.

Já para o barista Hasting Ng, de Hong Kong, essa chance de ver todo o processo da semente à xícara foi essencial. “Estou muito impressionado com o tanto de tecnologia que se aplica na produção de café e tudo isso pode ser compartilhado nesse evento, interagindo com os outros campeões e com clientes”, diz.

Entre cafés de diversas origens torrados por outros países, técnicas, dicas e troca de bastidores de campeonatos, o vice-campeão da categoria Barista de 2019 também ficou encantando com o mar de possibilidades que os baristas brasileiros têm com fazendas de café tão acessíveis. “Foi ótimo ter esse contato direto com produtores! Não temos essa oportunidade de estar com eles, de experimentar e aprender. Para mim, estar nesse evento na fazenda e na cafeteria é como se fosse um sonho. Então, aproveitem essa oportunidade e façam história!”, afirma o grego Michalis Dimitrakopoulos.

Participaram nomes como: Jooyeon Jeon (Coréia do Sul, campeã Mundial de Barista 2019); Michalis Demitrakopoulos (Grécia, vice-campeão Mundial de Barista 2019); Cole Torode (Canadá, 3º lugar no Mundial de Barista 2019); Arthur Malaspina (Brasil, campeão Brasileiro de Brewers 2019); Mikael Jasin (Indonésia, 4º lugar no Mundial de Barista 2019); Mathieu Theis (Suíça, 6º lugar no Mundial de Barista 2019); Martha Grill (Brasil, campeã Brasileira de Barista 2019); Jia Ning Du (China, campeã Mundial de Brewers 2019); Emi Fukahori (Suíça, campeã Mundial de Brewers 2018); Alessandro Galtieri (Itália, 3º lugar no Mundial de Brewers 2019). No final do evento, os baristas escolheram, por meio de votação, o projeto Fazedores de Café, de São Paulo, para receber toda a verba arrecadada.

TEXTO Kelly Stein • FOTO Kelly Stein

Deixe seu comentário