Receitas •
Aprenda a fazer pão de queijo em casa
Dia 17 de agosto é celebrado o Dia do Pão de Queijo. Embora não se saiba exatamente quando ele apareceu, foi lá nas fazendas mineiras que o café e o pão de queijo se encontraram pela primeira vez e, a partir daí, não se largaram mais.
Apesar da origem mineira, o quitute virou um produto nacional. Caiu no gosto do povo e se tornou um símbolo do receituário brasileiro. Para comemorar a data, separamos duas receitas dos restaurantes La Venda e Baby Beef Rubaiyat, cedidas para a Revista Espresso.
Pão de queijo do Lá da Venda
Ingredientes
– 4 xícaras (chá) de polvilho doce
– 4 xícaras (chá) de queijo Serra da Canastra
– 1/2 xícara (chá) de óleo
– 2 e ¼ xícaras (chá) de água
– 1 colher (sopa) rasa de sal
– 3 ovos grandes
Preparo
Acenda o forno para preaquecer. Ferva a água e o óleo juntos. Ponha o polvilho e o sal na batedeira, acrescente os líquidos ferventes e bata em velocidade alta até formar uma massa grudenta. Adicione um dos ovos e continue batendo até incorporar à massa. Faça o mesmo com os outros e bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente o queijo sem parar de bater. Quando a massa estiver bem firme, desligue a batedeira.
Faça as bolinhas do tamanho que quiser, lembrando que crescem um pouco depois de assadas. Coloque as bolinhas na assadeira (não precisa untar), deixando um espaço entre elas. Asse em forno médio alto (entre 180º e 200º C) preaquecido, até os pães ficarem dourados (cerca de 30 minutos).
Dica: O queijo Serra da Canastra pode ser substituído por qualquer outro queijo curado ou que não seja úmido.
Rende 40 unidades grandes
Pão de queijo do Rubaiyat
Ingredientes
– 2 kg de queijo minas meia cura ralado grosso
– 420 g de polvilho
– 60 g de manteiga sem sal
– 7 ovos
– 10 g de açúcar
– 10 g fermento químico em pó
– 10 g de sal
– 10 g de açúcar para ajudar na força do fermento
– Leite, se necessário
Preparo
Acenda o forno para preaquecer. Coloque na batedeira o queijo, os ovos, o fermento, a fécula de mandioca e a manteiga. Bata na velocidade 2 até dar o ponto da massa, ou seja, quando a massa não grudar mais nas mãos e ficar com uma consistência um pouco mais resistente que um purê de batatas. Caso a massa esteja muito dura, adicione um pouco de leite.
Faça bolinhas e leve em uma forma untada com pouquíssima manteiga ao forno a 250º C por 7 minutos ou até a superfície do pão ficar dourada.
Dica: essa massa pode ser conservada por até três dias em geladeira ou por um mês no congelador.
Rende 160 unidades pequenas
Deixe seu comentário