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Apesar das grandes redes, crescimento de cafeterias nos EUA desacelera

Foto: Julian Lopes

Segundo o Project Café USA 2020, o mercado de cafeterias dos Estados Unidos, que está avaliado em US$ 61,2 bilhões, cresceu mais 3,3%, atingindo 37.274 pontos de venda nos últimos 12 meses. As vendas anuais também permaneceram firmes em 4,3%, mas o crescimento desacelerou pelo terceiro ano consecutivo.

As cadeias focadas no café impulsionam o crescimento das lojas, adicionando 1.070 lojas para alcançar 29.812 pontos de venda, representando 3,9% de crescimento do subsegmento. Enquanto isso, as redes focadas em alimentos adicionaram apenas 54 novas lojas líquidas nos últimos 12 meses, representando um crescimento de 0,8%, atingindo 7.462 pontos de venda.

Os relatórios dizem que a intensa concorrência nas maiores cidades incentivou as principais operadoras a focarem a expansão em locais de segundo nível e áreas urbanas menos densamente povoadas.

A Starbucks é de longe a maior cadeia de café dos EUA, mantendo uma participação de 40% no mercado total de cafeterias, com 14.875 pontos de venda e adicionando 585 novas lojas líquidas nos últimos 12 meses. A Dunkin’ continua sendo a segunda maior cadeia de café de marca, com 9.570 pontos de venda, abrindo 309 novas lojas líquidas para atingir uma participação de mercado de 26%. Os dois líderes de mercado representaram 80% das novas lojas nos EUA nos últimos 12 meses.

Foto: Roberto Seba

A alemã JAB Holdings continua exercendo influência significativa no mercado, operando um total de 4.739 pontos de venda em 15 marcas de destaque, incluindo Panera Bread, Peet’s Coffee e Caribou Coffee. Coletivamente, as marcas pertencentes à Starbucks, Dunkin’ e JAB Holdings compreendem 78% do segmento de cafeterias com marca dos EUA, um aumento coletivo de 899 pontos de venda em comparação com 12 meses atrás.

Os líderes da indústria, pesquisados ​​pelo Project Café USA 2020, citaram o crescimento do café especial como a tendência mais importante do consumidor que atualmente afeta o mercado de cafeterias dos EUA. Mais de 80% também identificaram a bebida gelada como o produto que mais cresce nas cafeterias. Essas tendências de produtos são fortemente influenciadas pelos consumidores com menos de 30 anos, que estão mais dispostos a experimentar novos produtos do que os mais velhos. É provável que essa faixa etária também tenha aumentado significativamente as visitas às cafeterias nos últimos 12 meses, tornando-as um grupo demográfico essencial para o crescimento das vendas.

O Project Café USA 2020 disse que os jovens também estão adotando tecnologias, como aplicativos móveis, pedidos on-line e mídias sociais, com líderes do setor identificando-os como a forma mais eficaz de marketing para cafeterias.

O relatório prevê um crescimento contínuo no segmento de cafeterias de marca, que deve exceder 41.700 pontos de venda até 2024, com uma taxa de crescimento anual composta  (CAGR) de 2,3% no período. Prevê-se que o subsegmento focado no café lidere esse crescimento em 2,7% de CAGR nos próximos cinco anos, excedendo 34.100 pontos de venda.

Espera-se que o crescimento se concentre entre as maiores cadeias e boutiques mais bem-sucedidas. No entanto, o Projeto Café USA 2020 alerta para a possibilidade de uma desaceleração econômica mais ampla, que representa uma ameaça em todo o segmento, particularmente nas cadeias que não conseguem se diferenciar em meio à intensa concorrência no mercado e ao aumento dos custos imobiliários.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

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