Barista

Andy Correa, barista de São Paulo (SP), vence a 4ª edição da Copa Koar

A cafeteria IL Barista Cafés Especiais realizou a 4ª edição da Copa Koar no último domingo (6), em São Paulo (SP). Desta vez, a competição contou com 22 participantes, que foram divididos em oito chaves. A ideia era realizar o preparo da bebida no método pernambucano em um tempo de 10 minutos. 

Os melhores resultados, de acordo com os juízes, passaram para as semifinais, que foram compostas pelos baristas Petra Hayashi x Felipe Monteiro, Marcos Akita x Rodrigo Alves, Itamar Maschio x Andy Correa, Anezito de Lucas x Jéssica Lada. Dessas disputas, foram para a final Petra, Marcos, Andy e Jéssica.

A final contou com uma dinâmica diferente das etapas anteriores. Enquanto que nas chaves iniciais apenas a bebida era julgada, na final também foi avaliada a apresentação individual de cada competidor. Com isso, Andy Correa, da Quanti Cafeh, de São Paulo (SP), consagrou-se campeão da 4ª Copa Koar, seguido por Marcos Akita, que ficou em segundo; Jéssica Lada, em terceiro; e Petra Hayashi, na quarta colocação.

Com dez anos de experiência como barista, Andy escolheu usar o Koar de acrílico em seu preparo, a água da marca Prata e um blend dos dois cafés oficiais da competição, que eram ambos da variedade bourbon amarelo, sendo um da CarmoCoffees e o outro da Camocim. 

A receita do vencedor consistiu em uma pré-infusão de 45 segundos, com 60 ml de água. Após isso, foram dois ataques de 100 ml e o terceiro de 60 ml. Durante a extração, Andy ficou “girando” o Koar, o que resultou em um café equilibrado, com corpo, acidez e doçura presentes. Segundo ele, a acidez remetia à laranja lima e a doçura lembrava o melaço de cana. Na boca, a bebida apresentava um aspecto vinhoso.

A Revista Espresso foi a mídia oficial do evento. A apresentação dos quatro finalistas está disponível no nosso Instagram!

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO @raphaelmontanarofoto

Deixe seu comentário