Café & Preparos

A importância da água no preparo do café

A água é um dos fatores fundamentais na hora de preparar o café, na verdade, antes mesmo da extração ela já está contribuindo positivamente para que este momento seja o mais bem aproveitado possível! Separamos algumas informações e dicas sobre este ingrediente importante. Dá uma olhada:

Foto: Giulianna Iannaco

Escalde os utensílios

É fundamental escaldar o filtro antes da extração. O ato de jogar a água quente faz com que o gosto residual do papel não passe para a bebida, o que poderia interferir nas características do café. Além disso, escaldar o método e a xícara segundos antes de começar o preparo ajuda a manter a temperatura do café quentinha por mais tempo!

Use água filtrada ou mineral

O bê-a-bá da escola sempre foi taxativo quanto às características da água: insípida, inodora e incolor. O último aspecto é claramente um acerto. Com os dois primeiros, no entanto, já se prova o contrário. Dependendo da origem e da composição físico-química, ela apresenta qualidades de sabor e odor perceptíveis na degustação. Caso a água tenha muito cloro ou impurezas, o sabor do café também será afetado. Ferver a água da torneira não faz com que o gosto de cloro suma.

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Ferver a água queima o café?

Muitos dizem que a água fervida pode “queimar” o café na hora do contato com o pó, mas isso é mito. Fique tranquilo! Durante o processo de torra, os grãos são submetidos a temperaturas muito mais altas.

Pode ferver, sim!

Depois de fervida, tire a água do fogo e espere aproximadamente um minuto. Esse minuto não é regra, mas faz com que o café fique com uma temperatura agradável para ser tomado logo após a extração. O importante é não deixar a água fervendo, senão ela perderá CO2. Caso você tenha um termômetro específico, o ideal é uma temperatura entre 92ºC e 96ºC.

Foto: Gabriela Kaneto

Ah, o primeiro contato…

Já reparou no desenho que as bolhas formam quando ocorre o primeiro contato do pó com a água? Esse “respiro” do café é chamado de blooming, do inglês “florescendo”, e é causado pela liberação de dióxido de carbono (CO2), que solta também gases e aromas. O blooming é um ótimo termômetro para saber se o café usado está fresco!

Café mais forte ou mais fraco?

Bateu a dúvida na hora de fazer? Imagine uma escala de 10 a 16, onde 10 é o café mais forte e 16, o mais fraco. Caso você queira saber que quantidade de água usar na extração, multiplique o peso de café pelo número escolhido na escala. Exemplo: 25 g x 14 = 350 ml de água para um café médio. Se o desejado for saber a quantidade de café, faça o inverso: divida a água pelo número escolhido (350 ml / 14 = 25 g).

Curiosidade: por que se toma água com gás antes do café?

Para você sentir todas as nuances do café toma-se água com gás antes da bebida para limpar a boca e abrir as papilas gustativas. Na harmonização, a água é consumida também após a ingestão do café, dessa forma afloram novas descobertas sensoriais.

TEXTO Redação

Deixe seu comentário