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Apesar das grandes redes, crescimento de cafeterias nos EUA desacelera
Segundo o Project Café USA 2020, o mercado de cafeterias dos Estados Unidos, que está avaliado em US$ 61,2 bilhões, cresceu mais 3,3%, atingindo 37.274 pontos de venda nos últimos 12 meses. As vendas anuais também permaneceram firmes em 4,3%, mas o crescimento desacelerou pelo terceiro ano consecutivo.
As cadeias focadas no café impulsionam o crescimento das lojas, adicionando 1.070 lojas para alcançar 29.812 pontos de venda, representando 3,9% de crescimento do subsegmento. Enquanto isso, as redes focadas em alimentos adicionaram apenas 54 novas lojas líquidas nos últimos 12 meses, representando um crescimento de 0,8%, atingindo 7.462 pontos de venda.
Os relatórios dizem que a intensa concorrência nas maiores cidades incentivou as principais operadoras a focarem a expansão em locais de segundo nível e áreas urbanas menos densamente povoadas.
A Starbucks é de longe a maior cadeia de café dos EUA, mantendo uma participação de 40% no mercado total de cafeterias, com 14.875 pontos de venda e adicionando 585 novas lojas líquidas nos últimos 12 meses. A Dunkin’ continua sendo a segunda maior cadeia de café de marca, com 9.570 pontos de venda, abrindo 309 novas lojas líquidas para atingir uma participação de mercado de 26%. Os dois líderes de mercado representaram 80% das novas lojas nos EUA nos últimos 12 meses.
A alemã JAB Holdings continua exercendo influência significativa no mercado, operando um total de 4.739 pontos de venda em 15 marcas de destaque, incluindo Panera Bread, Peet’s Coffee e Caribou Coffee. Coletivamente, as marcas pertencentes à Starbucks, Dunkin’ e JAB Holdings compreendem 78% do segmento de cafeterias com marca dos EUA, um aumento coletivo de 899 pontos de venda em comparação com 12 meses atrás.
Os líderes da indústria, pesquisados pelo Project Café USA 2020, citaram o crescimento do café especial como a tendência mais importante do consumidor que atualmente afeta o mercado de cafeterias dos EUA. Mais de 80% também identificaram a bebida gelada como o produto que mais cresce nas cafeterias. Essas tendências de produtos são fortemente influenciadas pelos consumidores com menos de 30 anos, que estão mais dispostos a experimentar novos produtos do que os mais velhos. É provável que essa faixa etária também tenha aumentado significativamente as visitas às cafeterias nos últimos 12 meses, tornando-as um grupo demográfico essencial para o crescimento das vendas.
O Project Café USA 2020 disse que os jovens também estão adotando tecnologias, como aplicativos móveis, pedidos on-line e mídias sociais, com líderes do setor identificando-os como a forma mais eficaz de marketing para cafeterias.
O relatório prevê um crescimento contínuo no segmento de cafeterias de marca, que deve exceder 41.700 pontos de venda até 2024, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,3% no período. Prevê-se que o subsegmento focado no café lidere esse crescimento em 2,7% de CAGR nos próximos cinco anos, excedendo 34.100 pontos de venda.
Espera-se que o crescimento se concentre entre as maiores cadeias e boutiques mais bem-sucedidas. No entanto, o Projeto Café USA 2020 alerta para a possibilidade de uma desaceleração econômica mais ampla, que representa uma ameaça em todo o segmento, particularmente nas cadeias que não conseguem se diferenciar em meio à intensa concorrência no mercado e ao aumento dos custos imobiliários.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin
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