Café & Preparos

5 jeitos cafeinados de comemorar o aniversário de SP

Nesta quarta-feira (25/01), a cidade de São Paulo completa 469 anos! E nada melhor do que café para dar a energia para explorá-la e celebrar toda a ligação que ela tem com o grão e com a bebida. Confira 5 dicas e mais uma dicona que vale por mais 5! 

Pizza requentada com café (espresso ou filtrado)

Acordar e saber que tem um pedaço de pizza da noite anterior esperando para ser devorado é um esporte e um prazer que os paulistanos praticam muito. Para acompanhar esse verdadeiro “café da manhã dos campeões”, a dica é café coado ou espresso. 

“A pizza no dia seguinte fica deliciosa quando esquentada no forno pré-aquecido na temperatura máxima (300oC) por uns 5 minutinhos”, diz Cida Montagner uma das proprietárias da GattoFiga. Mas tem outros métodos: “não tenho forno, coloco na frigideira mesmo com um fio de azeite, em fogo bem baixo e com tampa para derreter o queijo”, diz Davi Leite, sócio de Cida. 

A GattoFiga é uma pizza gastrobar que fica perto da Vila Mariana e do Bosque da Saúde. Ali também está o maior cafezal urbano do mundo, no Instituto Biológico. E o Bosque da Saúde tem esse nome pois, no início era mesmo um bosque com o intuito das pessoas passearem, respirarem ar puro e terem momentos de lazer. Ele foi idealizado pela Companhia Antártica, sim, a da cerveja, que, além do bairro na zona sul foi responsável pela urbanização de uma outra área da cidade, na zona oeste, ali onde fica o Parque Antártica, estádio hoje conhecido por Allianz Parque. 

GattoFiga: Rua Luiz Góis, 1.625 – Mirandópolis
Mais informações: instagram.com/gattofigapizzabar

Bolo do dia com capuccino ou pingado

O Ipiranga é uma ótima pedida para um passeio pela manhã. As ruas do bairro são gostosas de caminhar e misturam lugares novos com um pouco de nostalgia das casinhas de umas décadas atrás. De lá que saiu o tal grito da independência do Brasil e o Museu do Ipiranga, reaberto desde setembro de 2022, está incrível. Por lá dá para ver painéis, histórias e ferramentas ligadas à cafeicultura e os jardins e a vista do terraço garantem aquela foto lindona pra postar nas redes sociais. 

Para matar a fome antes ou depois da visita, uma ótima pedida é um bolo daqueles bem caseirinhos com um pingado ou com um capuccino. No Tosto Café tem sempre o gelado de coco e um bolo do dia. 

Tosto Café: Rua dos Sorocabanos, 155 – Ipiranga
Mais informações: instagram.com/tosto.cafe

Doce a base de café para a sobremesa

Um dos bairros com maior concentração de bares e restaurantes da cidade é Pinheiros. O que não falta lá é opção. A dica é comer uma sobremesa na Confeitaria Dama, conhecida por suas mil folhas, e que tem no cardápio o ópera, doce que leva camadas de pão de ló invertido, creme especial de chocolate e creme de café. 

Assim como a cidade, Pinheiros já teve várias caras ao longo de sua existência. Surgido em meados do século 16 como caminho para o interior do estado, foi muito importante quando São Paulo começou a crescer, pois do Rio Pinheiros vinham pedras e areia para as construções que se multiplicavam a cada dia. Elas eram transportadas pela cidade de bonde e um pedaço dos trilhos ainda é visível hoje no Largo da Batata. 

Confeitaria Dama: Rua Ferreira de Araújo, 376 – Pinheiros
Mais informações: instagram.com/confeitariadama

Café gelado para refrescar uma tarde quente

O aniversário de São Paulo cai em pleno janeiro, quando é verão e a gente sabe que as tardes sempre são cheias de calor (ao menos na maioria das vezes). Os cafés gelados, puros ou batidos com leite e gelo do tipo frapê são uma ótima opção para refrescar o corpo e a alma. No Faro Café há opções dessa bebida a um preço bem camarada. 

A portinha fica em uma rua paralela à Avenida Paulista, na parte mais próxima ao bairro de Higienópolis. Essa área é bastante conhecida por ter servido de morada à elite paulistana a partir do século 19 e os casarões que antes existiam na Paulista (hoje restam apenas quatro) são sempre chamados de casas dos barões do café. Essa informação não é tão correta, pois muitos dos casarões eram na verdade dos industriais paulistanos que começaram a surgir no fim do século 19 e início do 20. Um dos nomes mais conhecidos é o de Francesco Matarazzo. Sua mansão ficava onde hoje é o Shopping Cidade Jardim e a história de sua tentativa de tombamento e posterior demolição é bastante emblemática das questões do patrimônio histórico da capital. 

Faro Café: Rua Luís Coelho, 168 – Consolação
Mais informações: instagram.com/farocafeoficial

Drink com café pra começar a noite

A combinação de café com bebidas alcoólicas, tem até uma competição exclusiva chamada Coffee In Good Spirits, então nossa última dica é essa: escolha um drinque da carta do Red Coffee para brindar os 469 anos da cidade. A parte curiosa é que esse bar / cafeteria fica no bairro de Santo Amaro, que até 1935 era outro município. Na verdade, a região era parte de São Paulo até 1832, quando se emancipou da cidade. Permaneceu assim por pouco mais de 100 anos, quando foi definitivamente incorporada à capital, aumentando em muito sua área, já que a região sul é a maior das quatro, com 607 km2. É ao sul que fica uma grande área de Mata Atlântica preservada e que cobre quase 30% do município, com nascentes de alguns dos rios da cidade, cachoeiras, estradas de terra, muitos pequenos produtores rurais e até vista pro mar. 

Red Coffee: Rua Min. Roberto Cardoso Alves, 416 – Santo Amaro
Mais informações: instagram.com/redcoffeebrasil

E como comemoração boa sempre tem um chorinho, aqui vai a saideira, uma dica que vale por 5: o minifestival de cafeterias Nescafé Origens, que vai de 25 de janeiro a 6 de fevereiro. Confira tudo sobre e visite as cafeterias!

TEXTO Cintia Marcucci • FOTO Agência Ophelia

Deixe seu comentário