Você sabe fazer o café árabe?
Comumente chamado de café turco, o café árabe é feito em uma panela de cabo longo, o Ibrik, que permite a fervura da água junto ao grão moído. Essa é uma das únicas formas de fazer café em que a água é fervida. Neste método são necessárias três fervuras para considerar o café pronto para consumo. Uma dica é o uso do fogo baixo. Algumas especiarias são adicionadas a bebida pronta, como cardamomo, canela e anis estrelado.
O resultado final é de um café muito concentrado, servido em xícaras pequenas sem asa. A borra que fica no fundo da xícara após beber o café é usada para leitura do futuro, prática chamada de cafeomancia. Alguns provérbios turcos dizem que “o café deve ser negro como o inferno, forte como a morte e doce como o amor”.
O barista Will, da Cafeteria Will Coffee, em Contagem (MG), explica que as primeiras panelas Ibrik foram produzidas em latão. Hoje, essas panelas são encontradas em metal, inox e até cerâmica. De acordo com Will, o material de fabricação da panela não interfere no resultado final da bebida. Segundo ele, o importante é o uso de um grão de torra escura e com moagem bem fina. “É preciso usar um café com mais personalidade para não perder o sabor para os outros compostos, como a canela”, disse o barista. A sugestão é o uso de duas colheres (chá) de café para 180 ml de água.
Deixe seu comentário