Café & Preparos

Você conhece os diferentes tipos de moagem para café?

Cada método de preparo precisa de uma moagem uniforme dos grãos para que se possa aproveitar melhor a bebida. Relacionamos, a seguir, cada tipo de moagem a itens culinários cuja textura possa servir de referência do resultado da moagem do grão. Mas nada como testar o café e o método com diferentes granulometrias, de acordo com seu gosto!

Grossa

O pó fica parecido com sal grosso ou Ovomaltine. Pode ser usada na french press e na cafeteira italiana.

Média

Lembra o açúcar cristal ou areia, e é ideal para preparar café na hario v60, clever, chemex e globinho.

Fina

A referência é o açúcar refinado ou sal refinado. A dica é usá-la nas cafeteiras com filtro. Os métodos mais comuns são espresso, Melitta ou aeropress (que podem variar bem a granulometria).

Extrafina

É tão fina que parece talco ou farinha de trigo. Tanto que os moedores de café mais simples não conseguem moer os grãos desse jeito. É utilizada para o preparo no método rakuaa (turco ou árabe) – alguns o chamam de ibrik, mas este é o nome do bule nas línguas árabes.

Tipos de lâmina

Cônica

Com ela é possível uma moagem mais irregular, quando comparada com a lâmina flat. Essa irregularidade permite melhor acomodação das partículas no porta-filtro e no coador. O moedor com esse tipo de lâmina é o mais adequado para o preparo de espresso, devido à sua característica de melhor acomodação dos grânulos. Costuma ser o mais indicado para ser usado em cafeterias.

Flat

Permite moagem por meio de dois discos, sendo um fixo e outro, giratório. O atrito entre eles promove a trituração do grão. A granulometria pode ser controlada através do ajuste dos discos, portanto é uma opção para quem quer fazer diferentes métodos de extração. O processo da moagem é preciso, rápido e prático.

Simples

Ela lembra a lâmina de um liquidificador. Em formato de hélice, é prática e tem bom custo/benefício para uso doméstico, mas não permite muitos ajustes de granulometria, o que dificulta uma moagem adequada a diferentes tipos de preparo de café. A espessura dos grânulos é determinada pelo tempo que o aparelho permanece acionado: quanto maior o tempo, menor a granulometria. Os grãos ficam mais grossos externamente e mais finos internamente. Geralmente, é utilizada para moer pequenas quantidades de grão. Equipamentos com esse tipo de lâmina tendem a ter um aumento de temperatura durante a moagem, por isso é ideal realizar pequenas pausas durante o processo.

TEXTO Mariana Proença e Natália Camoleze • FOTO Daniel Ozana/Studio Oz

Deixe seu comentário