Cafezal •
Vale da Grama é reconhecido como Indicação Geográfica para café
A região tem clima ideal para a produção de arábicas de qualidade, e produz café desde o século XIX
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) oficializou, nesta terça (3), o registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), para o Vale da Grama, em São Paulo.
O anúncio foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), consolidando a região como uma importante área de produção de cafés especiais. Em outubro, a Chapada Diamantina também ganhou seu selo IP.
Localizado no município de São Sebastião da Grama, o Vale da Grama tem altitude superior a mil metros, condições climáticas amenas, ideais para o plantio de arábicas de qualidade e solo de origem vulcânica. Os grãos da região são reconhecidos por apresentar notas cítricas, corpo médio alto, finalização prolongada e alto teor de doçura, com a bebida alcançando pelo menos 80 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA).
De acordo com o processo analisado pelo INPI, o Vale da Grama destaca-se tanto por sua tradição quanto por investir continuamente em inovação, qualidade e tecnologia. O reconhecimento como IG solidifica sua posição como uma das principais regiões produtoras de cafés especiais do Brasil, celebrando sua história e projetando um futuro de ainda mais protagonismo no mercado nacional e internacional.
Uma história de tradição centenária
Desde a segunda metade do século XIX, o clima ameno e a abundância de fontes de água atraíram famílias produtoras de café ao Vale da Grama, muitas delas imigrantes europeus que escolheram a região para investir no cultivo do grão. Mesmo com os avanços tecnológicos no manejo, a colheita manual predomina.
Em 2021, cafeicultores do Vale da Grama destacaram-se no Cup of Excellence e no 1º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, conquistando quatro das seis principais premiações.
Em 2023, o município de São Sebastião da Grama celebrou sua identidade cafeeira com a inauguração da Praça Vale da Grama, um reconhecimento ao papel central da região na produção de cafés especiais.
Deixe seu comentário