Barista •
Uma pessoa é uma pessoa por meio de outras: Conheça o projeto social cafeinado Ubuntu
Ouvimos muito uma frase que o café é feito por pessoas, ou que move pessoas, e é isso mesmo que o barista e instrutor Ronaro Soares, focado na área da educação e capacitação sobre o café, propõe.
O mineiro de Contagem vem de uma família simples. Perdeu a mãe cedo, não conheceu seu pai e foi adotado aos 21 anos por uma família que proporcionou a chance de estudar, trabalhar e investir em seus sonhos. Foi em 2019 que ele se mudou para São Paulo e começou a trabalhar com café.
“No café tive muitas oportunidades e ferramentas para me desenvolver. Além da experiência sensorial com o alimento café, pude me desenvolver e evoluir como pessoa e profissional’’, explica ele, que começou no setor administrativo e foi se aventurando pelas fazendas e especializações no universo cafeeiro.
“Pensando em todas as oportunidades que tive, encontrei nos projetos uma forma de realizar uma mudança social. Na pandemia, comecei a estudar empreendedorismo social, participei de projetos on-line que me conectaram com pessoas do Brasil todo, África, Europa e, através disso, nasceu o Ubuntu’’, conta.
Ronaro explica que Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu. Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade, e que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras.
O projeto visa a introdução ao universo do café de forma gratuita, com especialistas do mercado. As inscrições iniciam neste sábado (27). A intenção é oferecer um curso a distância para pessoas que queiram trabalhar ou já trabalham com café,e não têm condições de investir financeiramente em cursos.
“Serão três meses de formação e um encontro presencial por mês. Os temas envolvem: Introdução ao café especial, Extração do café coado, Barista básico, Oportunidades de trabalho na área do café, Ferramentas e Oportunidades, Atendimento ao Público, Postura e Comunicação, Empreendedorismos Social e a formatura’’, comenta.
As aulas terão duração de 2h e cada uma contará com uma atividade para que os alunos sejam avaliados em seus desempenhos. Todos os alunos terão a oportunidade de fazer estágio em uma cafeteria de São Paulo, com chances de serem contratados.
Saiba mais sobre o projeto e o link para as inscrições no Instagram @ubuntucafe.social. Marcas que queiram apoiar, basta entrar em contato via Instagram.
Deixe seu comentário