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Tecnologia e café: Ferramentas que conectam o consumidor às informações do mercado
Cada vez mais a tecnologia tem impactado o nosso dia a dia e no universo do café não seria diferente. Segundo um relatório da consultoria AppAnnie, divulgado em janeiro de 2022 no portal de notícias G1, usuários no Brasil passaram, em média, 5,4 horas por dia no smartphone em 2021. Entre os aplicativos sociais, WhatsApp e TikTok lideraram esse ranking pelo segundo ano, agora empatados com usuários na Indonésia. O relatório considera apenas celulares Android.
De acordo com o levantamento, a quantidade de horas diárias que os brasileiros, em média, têm gastado no celular têm crescido nos últimos anos: o país passou das 4,1 horas diárias, em 2019, para 5,2 horas diárias, em 2020, até chegar às 5,4 horas diárias em 2021.
Entre os 17 países em que usuários passam mais tempo por dia no celular, apenas Argentina e China reduziram a quantidade de horas entre 2020 e 2021. O relatório aponta que, somados, os usuários no Brasil passaram 193,3 bilhões de horas no celular em 2021. Por conta de diferenças nas quantidades de usuários, o país ficou na 4ª posição em termos absolutos. Na China, que lidera neste critério, os usuários passaram 1,1 trilhão de horas no celular.
Pensando nisso, empresas têm apostado em tecnologias e em como facilitar o amante do café a se informar ainda mais, como é o caso do Buenavista Café, que lançou um aplicativo. O diretor Ronaldo Muinhos destaca que a pandemia mudou os hábitos e com o café não foi diferente. “Com as restrições de circulação e distanciamento social, muitas pessoas resolveram comprar seus cafés para fazer em casa. E não foi só isso, muitos investiram em moedores, métodos variados e acessórios para reproduzir a mesma qualidade das bebidas servidas pelos baristas nas cafeterias. Foi neste novo cenário que lançamos o app, com dicas para que o consumidor consiga reproduzir as melhores experiências em casa”, disse.
Pelo aplicativo é possível comprar acessórios e cafés diretamente da torrefação Buenavista sob demanda e com descontos e ofertas exclusivas. Também é possível comprar produtos de fornecedores internacionais, criteriosamente selecionados em nossa curadoria.
Ronaldo explica que com o aplicativo é possível preparar receitas com técnicas profissionais para os métodos disponíveis no mercado, como filtrado, v60, aeropress, chemex, moka, entre outros. Através de uma interface simples, é possível calcular a proporção ideal entre café e água, de acordo com o método escolhido, e seguir o passo a passo, sempre com o auxílio de um cronômetro. O App, inicialmente, está disponível para celulares Android, gratuito e pode ser instalado por este link.
O jornalista e sommelier de cerveja, Mario Alaska, criou um guia interativo de Belo Horizonte através do projeto Tomei Gosto – uma iniciativa para aproximar pessoas e alimentos e bebidas de qualidade, com uma lista de cafeterias com classificação dos estabelecimentos e navegação por localidades, que permite ao usuário descobrir quais são as cafeterias que fazem a própria torra, contam com serviço especializado de baristas, variedade de grãos de café, dentre outros.
“A ideia do projeto surgiu após uma viagem para o sudeste da Ásia na qual comecei a postar os cafés que encontrei por lá nas minhas redes e notei um interesse dos meus seguidores com curiosidades sobre os grãos, métodos e onde encontrar em Belo Horizonte”, conta.
Ao navegar pelas cafeterias e ao visitar a página, o usuário terá acesso a textos e fotos, redes sociais, sites, mapas e outras características responsivas como acesso direto a plataformas de comercialização. É possível traçar uma rota para a cafeteria escolhida, entrar em contato com eles ou, até mesmo, fazer um pedido. Segundo Mario, as atualizações do guia, como é on-line, são realizadas semanalmente. Para acessar, clique aqui.
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