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Starbucks deve fechar 200 lojas no Canadá
Na última semana, a rede Starbucks anunciou que, nos próximos anos, planeja fechar até 200 lojas no Canadá. Segundo o comunicado, o setor cafeeiro, como muitos outros, esteve efetivamente em pausa durante a pandemia da covid-19 e a ideia da empresa é começar a olhar para o futuro e como será o negócio em longo prazo.
A Starbucks afirma que planeja abrir mais lojas em todo o mundo, mas terá uma menor presença em muitos mercados, como nos Estados Unidos e no Canadá. A ideia é adicionar cerca de 300 novas lojas na América ainda esse ano, abaixo das 600 esperadas anteriormente. Mas, enquanto algumas lojas serão abertas, outras antigas serão fechadas.
“Esse reposicionamento incluirá o fechamento de até 400 lojas operadas pela empresa nos próximos 18 meses”, afirmou a rede. Por conta da pandemia, a Starbucks aponta um prejuízo de cerca de US$ 3,2 bilhões em suas vendas.
A empresa normalmente fecha cerca de 100 lojas por ano, levando em consideração os contratos que expiram e os desempenhos individuais de cada unidade. Mas, no Canadá, o cenário é diferente. “Vamos reestruturar nossos negócios operados pela empresa no país nos próximos dois anos, com o potencial de até 200 lojas adicionais sendo fechadas”, anunciou a rede.
Atualmente, o Canadá possui cerca de 1.400 lojas, portanto, cerca de 15% deverão ser fechadas nos próximos dois anos. Algumas dessas lojas poderão se concentrar apenas nos pedidos de retirada, uma ideia que está em teste. Em fevereiro, a Starbucks abriu uma loja com esse formato no Commerce Court, no coração do distrito financeiro de Toronto. Os chamados locais de retirada da Starbucks destinam-se a clientes que encomendam com antecedência no aplicativo da empresa e depois pegam na loja ou pedem que o produto seja entregue. O objetivo é reduzir a aglomeração no café.
Antes da pandemia, a Starbucks afirmou que cerca de 80% de suas vendas eram para pessoas que entravam na loja, compravam e saíam. O objetivo é que essa proporção aumente com o tempo, por isso, a ideia de pedidos pelo aplicativo.
“Embora tivéssemos planejado executar essa estratégia em um período de três a cinco anos, as preferências dos clientes em rápida evolução aceleram a necessidade desse conceito e agora estamos prevendo o desenvolvimento acelerado das chamadas lojas Starbucks Pickup”, comunicou a rede.
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