Mercado

Selecionados a dedo: curadoria apresenta diferentes cafés aos consumidores

O engenheiro mecatrônico Erick Petta Marinho foi se apaixonar pelo café justamente na época da faculdade, que cursava em São Paulo. “Como todo estudante, eu precisava da maravilhosa cafeína, pois era o início da faculdade e eu estudava noite adentro”, conta.

Nesta época Erick nem tinha ideia sobre o café especial e consumia as opções do mercado. Foi em 2005 que comprou uma máquina de cápsulas e começou a experimentar diferentes tipos de café. “Lembro que essa paixão nasceu pelo prazer em descobrir e experimentar novas bebidas desde aquela época. Em 2010 fui estudar na Alemanha e lá experimentei alguns cafés e notei diferenças marcantes. Guardo até hoje os sabores, eram cafés menos intensos. Acredito que foi ali que tomei meu primeiro café especial, mesmo sem saber que eram especiais e tampouco sem saber o conceito desse universo”, comenta.

Durante esta viagem ele encontrou cafés diferentes e muitas opções em grãos no supermercado, o que chamou a atenção e o fez voltar para o Brasil decidido a explorar ainda mais a bebida. Assim, começou a frequentar as cafeterias por São Paulo.

Realizou uma viagem, ao lado da sua esposa Aline Alves de Souza Marinho, para Carmo de Minas e realizou a rota do café, que incluía um curso de barismo na Unique Cafés, com o barista Gabriel Guimarães. “Com tantas opções de café na região, voltei para casa com cerca de 15 kg de café. A qualidade e variedade me chamava atenção e pensei em fazer um canal no YouTube para apresentar os cafés que eu mais gostava, até porque, nesta altura, muitas pessoas me pediam indicações de bons cafés. Um detalhe importante: assim como muitos coffee lovers, eu guardava as embalagens de todos os cafés que provava e quando fui escolher os cafés para lançar o canal, escolhi cerca de 30 cafés dentre 450 opções que eu tinha, e notei que eu lembrava de detalhes de muitos deles, isso me chamou atenção”, explica Erick.

A ideia da Seleção de Cafés Especiais do Erick nasceu desse conhecimento em diversas opções de cafés. O negócio começou oficialmente em 2018. “Fiz muitos contatos por telefone e e-mail com a intenção de experimentar e conhecer a maior quantidade e variedade possível de cafés especiais. Só neste ano, cataloguei 300 cafés diferentes e escolhi oito parceiros para começar. Depois veio a dúvida de como venderíamos os cafés selecionados e, inicialmente, pensamos em uma Coffee Bike para servir os cafés em eventos, para dar continuidade em todo o projeto desenvolvemos, também, o e-commerce da nossa curadoria. Vistamos a Semana Internacional do Café, em 2018, com a intenção de descobrir mais alguns parceiros e cafés, e fizemos amigos que estão no projeto até hoje. O carinho que nossa ideia foi recebida foi contagiante e desde então o lema da seleção é #cafeuneaspessoas. Cheguei à SIC com oito parceiros e saí de lá com 20. Foi fantástico. Em janeiro de 2019 lançamos o site, e os cafés da seleção tiveram ótima aceitação”, conta. A ideia do Coffee Bike ficou em segundo plano, porque o e-commerce foi levando o tempo e recurso de investimento, mas ainda está nos planos de Erick.

Erick Petta com alguns pacotes da Seleção de Cafés Especiais do Erick

A seleção

A busca dos cafés acontece de diferentes formas. No início eles compravam muitos grãos e algumas pessoas mandavam amostras. “Também localizávamos produtores na internet, Instagram e Google”. Após quase dois anos de projeto, passaram a receber cafés de várias regiões do Brasil. “Desde o início, o principal ponto que tínhamos em mente era que não fecharíamos a porta a nenhum parceiro e nem café até experimentar. Sempre tentávamos não considerar embalagem, apresentação, nem popularidade. O único fator relevante era a experiência na xícara”, destaca Erick.

A curadoria, inclusive, conta com alguns pilares, como: todos os cafés são provados através de quatro extrações, na kalita, aeropress, prensa francesa e, por último, um espresso na ARAM. “Buscamos notas sensoriais evidentes e equilibradas. Sabe aquele café que dá vontade de beber um litro? Pois é, esse se destaca no nosso critério. Após essa primeira avaliação, selecionamos alguns candidatos e observamos o comportamento desse café ao longo de 30 dias, que é o prazo médio limite que nosso cliente recebe os pacotinhos, preciso ter essa visão de evolução do sabor, pois é justamente essa experiência que nossos clientes terão. Minha preocupação está toda focada nessa experiência”, explica.

As amostras de café já chegam torradas. Existem produtores parceiros que torram o próprio café, há também aqueles que buscam parcerias para desenvolver perfil de torra exclusivo para a Seleção e enviam o café para cafeterias e micro torrefações. “Somando todos os parceiros desde o início da seleção, temos 35, e tenho orgulho de cada um, pois são pessoas fenomenais que admiro”, comemora.

Erick explica que após experimentar e selecionar os lotes, o passo seguinte é a conversa com o fornecedor para reserva completa ou parcial do lote. Deste modo, ele enviará um determinado volume já torrado dos grãos. “Nossa meta é sincronizar as datas de torra de todos os parceiros para que somado a data de envio do café para nossa empresa todos os grãos cheguem juntos, e, assim, montamos os kits e enviamos para nossos clientes e amigos no menor tempo possível, garantindo grãos com torra recente. Todo esse trabalho burocrático de logística, compra e venda é expertise da Aline, eu fico com a parte de escolha dos parceiros e os cafés”.

Para conferir todos os cafés da Seleção, acesse o site. É possível escolher entre kits de três até 18 cafés, com pacotes de 30 ou 100 gramas.

TEXTO Natália Camoleze • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário