Barista •
“Quero ver até onde consigo chegar”, diz Eduardo Olímpio, bicampeão brasileiro de Latte Art
Barista de Curitiba fez os melhores desenhos na etapa nacional e retorna para o mundial da categoria em junho, na Suíça
Por Gabriela Kaneto
No último domingo (6), Florianópolis (SC) acompanhou de perto a final do Campeonato Brasileiro de Latte Art. Eduardo Olímpio, da Naveia, de Curitiba (PR), fez os melhores desenhos com leite e café e tornou-se bicampeão na categoria.
Ele, que já representou o Brasil no mundial de 2023 – em que alcançou a 11ª posição –, comemora por ter a oportunidade de participar da disputa novamente. “Quero explorar o meu limite”, projeta. Leia a entrevista, exclusiva para a Espresso:
Espresso: Qual é a sensação de ganhar, pela segunda vez, o campeonato de Latte Art?
Eduardo Olímpio: É uma sensação maluca. Senti um nervosismo muito grande, acho que até maior do que no meu primeiro campeonato. Mas foi uma sensação muito gratificante, por já ter competido um mundial e agora ter a possibilidade de voltar e competir novamente. Estamos indo mais preparados, eu queria muito ter novamente essa oportunidade
E: Quais foram os desenhos que você apresentou aos juízes na competição e por que os escolheu? Os três desenhos são criações suas?
EO: A estratégia era trazer desenhos que tinham técnica, mas que fossem visuais. Por isso levei o cavalo, o chimpanzé e o grande urso. Criei dois deles, que é o chimpanzé e o grande urso, e, para o cavalo, usei uma referência de um competidor asiático.
E: Quais são suas expectativas para o campeonato mundial, em junho?
EO: Quero ir muito bem! Já estamos pirando e pensando em várias coisas. Queremos mirar o topo, quero explorar o meu máximo. Eu queria muito ter outra oportunidade de competir no mundial para explorar o meu limite e ver até onde eu consigo chegar.
E: Você pretende competir novamente no brasileiro de Latte Art nos próximos anos? E em outras modalidades, tem planos de competir também?
EO: Para mim é muito bom, com certeza vou competir no Latte Art de novo. E se eu fosse competir em uma outra categoria, eu iria talvez para o Brewers. Mas ainda estou pensando a respeito.
Clique aqui e assista à apresentação final de Eduardo Olímpio, no Campeonato Brasileiro de Latte Art.
Deixe seu comentário