Mercado

Primeira cafeteria inclusiva do País é aberta em SP

Não apenas inclusão, mas também representatividade. Foi assim que uma mãe definiu a cafeteria Chefs Especiais Café, ao ver que seu filho, portador da síndrome, poderia ter oportunidades e um futuro promissor como qualquer outra pessoa.

Inaugurada no dia 9/6, a casa fica localizada na famosa Rua Augusta, em São Paulo. Segundo sua fundadora, Simone Berti, um dos motivos da primeira cafeteria inclusiva do País ter sido aberta na movimentada rua foi por conta da união de tribos que ela representa.

O projeto começou muito antes da abertura do espaço. Simone faz inclusão para pessoas com síndrome de down através da gastronomia há 11 anos, quando decidiu abrir a escola de gastronomia Instituto Chefs Especiais.

Colhendo os frutos da escolha de ter largado sua profissão para mergulhar neste projeto, após 10 anos de trabalho no Instituto, a fundadora decidiu que seria a hora de abrir uma cafeteria para não só capacitar seus alunos no preparo, mas também no atendimento.

Ambiente temático
Para derrubar o estigma de ‘coitadinhos’ e incapazes, a casa possui um estilo hard core. Os funcionários trabalham a caráter, usando coletes de couro e bandanas, dando um ar mais ‘de presença’ e uma identidade própria.

A logomarca do Chefs Especiais Café é justamente uma caveira que, segundo Simone, vai muito além da agressividade: “A caveira significa a igualdade entre todas as pessoas, todos somos iguais”.

Comidinhas e atendimento
Contando com funcionários rotativos e dois fixos, a Chefs Especiais Café dispõe do talento de seus alunos em todos os setores, desde a entrega dos pedidos nas mesas até o preparo das comidinhas servidas no local. De acordo com a fundadora, os alunos são capacitados e passam por testes para se adequarem ao controle de qualidade exigido na cafeteria.

Com preço agradável, o cardápio conta com café espresso, macchiato, café em cápsula da Nespresso e de coador, onde cada cliente prepara o seu próprio café na mesa, desde a moagem até a xícara. Para comer, a casa dispõe de croissants, esfihas, pães de queijo simples e recheados, pão de batata, quiches, bolos e tortas.

Muitas mães de crianças com down se identificam com a ação. Rafaela, mãe de Fernando de apenas 2 anos e portador da síndrome, veio a passeio para São Paulo e aproveitou para conhecer o espaço: “Isso é muito importante. Para mim, como mãe, é muito bom ver os profissionais trabalhando e ver que meu filho tem essa perspectiva de trabalhar e ter oportunidade de ser um profissional. Essa representatividade é muito importante”.

Segundo Simone, existem dois projetos que eles pretendem colocar em prática logo: a expansão da cafeteria e a capacitação dos alunos para trabalharem em outras casas. “A ideia é capacitar os meninos no Instituto, onde vamos prepará-los para trabalharem em outras cafeterias, vendendo o conceito. Mais pra frente pretendemos expandir a Chefs Especiais Café”, disse.

Serviço
Chefs Especiais Café
Endereço: Rua Augusta, 2.559 – Jardins, São Paulo (SP)
Mais informações: www.facebook.com/chefsespeciaiscafe e www.chefsespeciaiscafe.com.br

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Gabriela Kaneto

Deixe seu comentário