Opções vegetais para substituir o leite animal nas bebidas à base de café
Aqui no Brasil, o leite sempre foi o principal companheiro do café, dando vida a diferentes bebidas, como o macchiato, flat white, latte, cappuccino e mocaccino, principais opções dos cardápios das cafeterias.
Para compor essas receitas, os baristas costumam indicar o uso do leite integral por conta do maior nível de gordura e proteína, que facilitam na hora de realizar a vaporização. No processo, quando o leite sofre aumento de temperatura, esses componentes reagem, se expandem e fazem com que a textura mude. Por isso o leite fica cremoso e aveludado!
Porém, como proceder quando o assunto é intolerância à lactose ou veganismo? Pensando nessas situações, algumas marcas desenvolveram leites vegetais para este tipo de uso. Uma delas é a A Tal da Castanha, que lançou em maio de 2020 sua bebida denominada Barista. Segundo a marca, o leite é feito com cinco ingredientes – água, aveia, amêndoa de castanha de caju, sal marinho e aroma natural – e oferece um bom resultado na vaporização.
Outra alternativa pensada justamente para acompanhar o café é a da Cajueiro. Também chamado de Barista, o leite foi desenvolvido junto a profissionais do setor e é composto por água, castanhas cruas e assadas. De acordo com a marca, a opção possui cremosidade alta e pode substituir o leite de origem animal no preparo das bebidas cafeinadas.
Demais opções vegetais
Este é um setor que vem crescendo dia após dia e essa mudança pode ser vista nas prateleiras dos supermercados. O número de marcas que aderiram às alternativas vegetais é grande, o que resulta em um leque interessante de opções para experimentar!
Além das bebidas pensadas especialmente para o mercado de café, há outras que são válidas para o dia a dia, como as feitas à base de arroz, amêndoa, nozes, aveia, avelã, castanha de caju, semente de girassol, coco e soja. Algumas marcas que possuem este tipo de produto são: Ades, Batavo (linha Naturis), Not Milk, Danone (linha Silk), Natuterra, Jasmine (linha BioV), IBY, Nestlé (linha Nesfit), Iracema do Brasil, entre outras.
Boas opções para substituir o leite animal na composição de bebidas com café são as feitas à base de amêndoa, avelã e soja, uma vez que elas tendem a ser doces e se equilibram bem no preparo de lattes e cappuccinos. Já as que são feitas principalmente com arroz e aveia podem ser que não deem resultados tão desejáveis, pois possuem menos gorduras e proteínas, não resultando em uma vaporização adequada.
Para quem não quer comprar pronto, é possível preparar o seu próprio leite vegetal em casa. Basta escolher o ingrediente base preferido! Clique aqui para conferir uma receita de leite de amêndoa e mais informações sobre as alternativas vegetais.
Como realizar a vaporização em casa?
Sim, você pode fazer o seu próprio leite vaporizado para compor sua bebida favorita. Talvez não saia idêntico aos servidos nas cafeterias, porque além do conhecimento do profissional do local, as máquinas de vaporização são bem mais potentes e precisas do que as opções caseiras.
Porém, nada impede de realizar testes caseiros para matar aquela vontade que aparece repentinamente! Para isso, você pode utilizar a french press, fazendo o movimento rápido para baixo e para cima, o espumador elétrico que vem em algumas máquinas de espresso, uma cremeira ou os espumadores da Pressca, que podem ser encontrados na Café Store. Vale ressaltar que a indicação é que o leite esteja gelado!
Está preparando um macchiato e pintou a dúvida sobre quais são os ingredientes e as quantidades usadas? Clique aqui e confira as principais informações e diferenças entre as bebidas que levam em sua base o café espresso.
Deixe seu comentário