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O que são as coffee parties, tendência em cafeterias pelo mundo

“The Coffee Party” realizada em Toronto, no Canadá

Nos últimos meses, ainda que de forma tímida, a cena do café especial brasileiro vem absorvendo uma nova tendência: as coffee parties. Já famosas na Europa, Estados Unidos e Canadá, a festa agita as cafeterias durante as manhãs, quando os visitantes podem curtir uma boa música ao vivo, beber um belo espresso e fazer novas conexões.

Em São Paulo, um dos primeiros lugares a oferecer estas festas vespertinas foi a cafeteria HM Food, que, em fevereiro, fez a AM Sessions em parceria com as marcas Mizzuno, Lágrima Bar e Gop Tun. Em entrevista à Espresso, o proprietário Hesli Carvalho diz que os frequentadores, em sua maioria, são iniciantes no universo dos cafés especiais. “São pessoas que querem se encontrar com amigos para ouvir música, beber um café ou outras bebidas sem álcool’’, aponta.

As coffee parties representam uma mudança na mentalidade jovem: a busca por experiências mais leves e mais saudáveis. A especialização em cafés dos espaços das festas proporcionam interações sociais sem o artifício da bebida alcoólica, o que, na opinião de Carvalho, é mais real e significativo. ‘’Acho que o maior motivo aqui é, com certeza, o social, mas o social do mundo real, não aquele amigo da tela do celular’’, comenta o empresário.

Em Florianópolis (SC), o Café Cultura entrou na onda e também realizou, em 3 de maio, sua coffee party. Chamada de Coffee Club, a ação aconteceu das 10h às 14h. “Acreditamos que o café é, acima de tudo, um ponto de encontro, um conector de pessoas, histórias e experiências”, conta a CEO, Luciana Melo. 

Edição da “Coffee Club”, realizada pelo Café Cultura em Florianópolis (SC) – Foto: Divulgação Café Cultura

Para ela, a proposta das coffee parties está totalmente alinhada a esse espírito: “Ao transformar a cafeteria em um espaço de celebração, criamos uma atmosfera ainda mais acolhedora, que fortalece o senso de comunidade e aproxima a marca do público de forma leve e espontânea”, explica.

Na Bahia, Salvador recebe sua primeira coffee party em 17 de maio. Idealizada pela Xodó Cafés Especiais e pela Rede Amo, a SSA Coffee Session – Vol. 1: Tropical Vibes acontece das 9h às 14h na Casa Castanho. “Sou uma grande frequentadora de cafeterias e, quando eu vi esse movimento, fiquei encantada com a ideia de viver esses espaços de uma outra forma, de uma maneira mais divertida, despretensiosa e super alto astral”, comenta Brenda Matos, curadora da Xodó.

Como surgiram as coffee parties?

A origem bebe na fonte de movimentos mais amplos, como o daybreaker, nascido em 2013, em Nova York, que promove festas diurnas com dança, DJs, meditação e, por quê não, café em lugar do álcool. A ideia tomou corpo e logo se espalhou para grandes metrópoles como Londres, Berlim, Amsterdã, Tóquio e Melbourne.

“The Coffee Party” realizada em Toronto, no Canadá

“Vivemos uma época em que muitas pessoas, especialmente os mais jovens, estão bebendo menos álcool e buscando experiências mais significativas, com propósito. E o café, com sua energia e cultura, tem tudo a ver com isso”, comenta Luciana.

Se o daybreaker é direcionado ao mundo fitness e wellness, a coffee party – uma evolução deste movimento – concentra-se no nicho dos cafés especiais. É,  frequentemente, organizada em cafeterias da terceira onda, que usam esses eventos para atrair um novo público e ampliar a experiência em torno do grão. Para Brenda, o foco da ação é atingir além dos coffee lovers, “aquele público que já cansou das festas noturnas, que não quer mais chegar em casa de ressaca, tarde da noite”.

Como é uma festa de café? 

Feita majoritariamente em cafeterias, esse tipo de encontro também pode incluir espaços culturais ou até galerias de arte. Mas a estrela da festa é o café, portanto, é necessário que haja um serviço de cafeteria, com bebidas sendo preparadas o tempo todo. O cardápio de uma coffee party pode incluir drinques feitos a partir do grão, degustações e extração em métodos de preparo diferentes. Para comer, um menu com cara de brunch, com pães artesanais e pequenos doces. 

O encontro conta com DJs ao vivo, que trazem playlists de músicas eletrônicas leves, jazz lo-fi e, até mesmo, um indie mais agitado. As cafeterias já compartilham até o hábito de, no dia a dia, colocar uma playlist equilibrada, para tornar a experiência do cliente ainda mais prazerosa. 

Para quem passa por perto, a coffee party instiga a dar aquela olhadinha no que acontece lá dentro. ‘’Para a cafeteria é bom, pois proporciona um fluxo maior e, também, atingimos um público que não era da bolha de café’’, afirma Carvalho. 

Luciana concorda que criar eventos como as coffee parties ajuda a movimentar a casa em horários diferentes do habitual e faz com que a loja seja aproveitada ao máximo. “Mais do que pensar só no lucro imediato, vemos essas festas como uma forma deliciosa de nos conectarmos com as pessoas, criar memórias e reforçar o sentimento de comunidade que sempre fez parte do Café Cultura”, expõe.

Para Brenda, estes eventos agitam o espaço e promovem os parceiros. “Ele criam, também, uma comunidade e uma rede de pessoas engajadas com o bem-estar e esse estilo de vida mais slow, que é uma das coisas mais preciosas que nós podemos ver nos últimos tempos”, diz.

Afinal, sair para dançar ou se conectar não precisa, necessariamente, acontecer à noite — e o café se torna o combustível perfeito para essa nova maneira de celebrar. “No fim das contas, esse vínculo verdadeiro com o público é o que gera valor de verdade e faz com que a marca se destaque, com leveza, afeto e um bom café, é claro”, menciona a CEO do Café Cultura.

TEXTO Gabriela Kaneto e Letícia Souza • FOTO Divulgação

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