Barista

Museu do Café abre exposição sobre percurso do café à xícara nesta sexta (12)

Embora a qualidade do café seja difícil de definir, é possível percorrer o caminho que transforma a planta em bebida e compreender como cada etapa influencia o que chega à xícara. Essa é a ideia da exposição “Café à Prova” do Museu do Café (rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos), que começa sexta  (12) no primeiro andar do edifício.

Correalizada pelo Cafés do Brasil, com apoio da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e patrocínio da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) e da Ocramar Comércio e Exportação de Café, a mostra temporária promove uma imersão na temática com recursos visuais e interativos.  

A exposição aborda os diversos fatores que impactam a experiência de consumo, da variedade escolhida ao modo de preparo, com destaque para a prova de café. Um dos espaços centrais é a sala de prova, dedicada à experiência sensorial, onde haverá sessões de degustação e demonstrações do procedimento de prova. O objetivo é que os visitantes explorem diferentes métodos de preparo e variedades de grãos, refletindo sobre a qualidade da bebida a partir de suas próprias memórias, percepções e sensações.

“Temos a missão de preservar a história do café, mas também de atualizar essa narrativa, acompanhando as transformações do setor e a evolução dos hábitos do consumidor”, comenta Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu do Café. “Café à Prova vem justamente para ampliar o entendimento dos visitantes sobre as qualidades do café e como todo o percurso do grão à xícara impacta a experiência final de consumo”, aponta.

A mostra fica até agosto de 2026. O Museu do Café funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 18h. A entrada custa R$ 16, sendo gratuita aos sábados.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário