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Grupo 3corações fecha acordo e passa a cuidar da operação de torrado e moído da Mitsui Alimentos
Em comunicado, o Grupo 3corações divulgou que no dia 31 de julho concluiu a aquisição de 100% das quotas da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos Ltda. no Brasil. A aquisição foi realizada por aproximadamente R$ 216 milhões.
Agora, o Grupo assume a operação e integra as unidades de negócio e marcas: Café Brasileiro, .br Gold (cafés especiais), 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além da linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído (uma em Araçariguama-SP e outra em Cuiabá-MT) e um centro de distribuição em Campo Grande (MS). O negócio de exportação de café verde já foi separado e transferido para a MA Coffee Trading (Brazil) Ltda., uma subsidiária integral da Mitsui & Co., Ltd. e permanece sob o guarda-chuva da Mitsui.
Conheça a história do Grupo 3corações
Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, recebeu a equipe da Espresso em seu escritório, em São Paulo, no começo do ano passado, e contou um pouco da trajetória da companhia, que chegou aos sessenta e um anos.
Seu pai, João Alves de Lima, empreendedor e “inventor”, abriu diversos negócios ao longo dos anos e foi um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 1973. A mãe, costureira, preferiu que os filhos cursassem a universidade. Pedro estudou cinco períodos de Agronomia, mas os negócios da família falaram mais alto. Deixou a formação para ajudar nos empreendimentos do pai, na época a Nossa Senhora de Fátima, fundada em 1959 e já focada em cafés.
Pedro, ao lado dos dois irmãos, Vicente e Paulo, assumiu a empresa em 1984. Vieram, então, a mudança do nome para Santa Clara e o início da expansão, com a compra de outras marcas, do que hoje se tornou o líder de mercado: o Grupo 3corações.
Em 1998, o Grupo Santa Clara havia crescido muito no Norte e Nordeste, e a família Lima queria expandir. Em conversa com o amigo Ricardo Tavares, do grupo Montesanto Tavares, eles pensaram em unir as empresas. Nessa época a 3corações – forte no Sudeste – pertencia a Ricardo e, assim, poderiam enfrentar a chegada da multinacional Sara Lee, que havia comprado o Café do Ponto.
A parceria não aconteceu e, no ano seguinte, a 3corações era vendida para a holandesa Strauss Coffee, que pertence a um grupo israelense. Mas os irmãos não desistiriam da compra. Investiram em marcas regionais, como a Pimpinela, no Rio de Janeiro, mas mantiveram o foco na ampliação da presença nacional.
A oportunidade chegou em 2005, quando Ofra Strauss, presidente do Grupo Strauss, marcou um encontro com Pedro e a parceria foi fechada. Assim, a São Miguel Holding, dona da Santa Clara, assumiu 50% da 3corações.
O ano de 2010 foi marcante para definir quem seria o “guarda-chuva” de todas essas empresas e, após pesquisa de mercado, ficou definido que o Grupo 3corações representaria todas as marcas, com nova identidade visual.
“Ao longo desses quarenta anos, nosso forte foram os cafés tradicionais e estamos caminhando para mantê-los fortes no mercado, com grandes melhorias. Hoje o consumidor entende mais sobre os cafés e sobre o especial, que ele busca tomar em um momento peculiar”, afirma Pedro.
Pensando nisso, em 2013, a 3corações se uniu à especialista de máquinas de café italiana Caffitaly, e foi criada a solução TRES. O Grupo passa então a atuar também nos eletroportáteis e nas monodoses com sistema próprio.
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