Mercado

Estudantes transformam cápsulas de café arrecadadas em doações para ONG

Alunos do período Integral do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), estão arrecadando cápsulas de café e embalagens de chocolate. A ideia é que o material recolhido seja enviado para a Terracycle, empresa de soluções para resíduos de difícil reciclabilidade.

Normalmente, essas cápsulas são descartadas como lixo comum, até mesmo nas cooperativas de reciclagem. Para realizar a separação do alumínio e da borra de café, presentes nas cápsulas, é necessário fazer uso de uma máquina específica.

Porém, seu descarte correto – como em pontos de coleta, por exemplo – ajuda não somente o meio ambiente, mas também é uma oportunidade para incentivar doações a instituições por meio da promoção da responsabilidade com os consumidores de café espresso.

“Essa companhia tem um programa de arrecadação que transforma em pontos tudo o que enviamos. Eles viabilizam a coleta e o descarte ambientalmente correto dos resíduos, além de converter os pontos em dinheiro, que será doado para uma instituição ou programa social”, explica a docente responsável pelo projeto no Marista Glória, Eliane Bueno Dagnino.

Os alunos do Integral escolheram doar o total arrecadado para a “Médicos sem Fronteiras”, organização não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social.

O objetivo da turma é que ocorra também um engajamento de outros segmentos do colégio, visando ampliar o montante já coletado. “Além de ajudar a natureza, também estamos colaborando com uma causa nobre”, analisa a professora.

TEXTO Redação • FOTO Jisu Han

Deixe seu comentário