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Entre o lifestyle e a vida real dos jovens baristas
Quem vê jovens baristas nas redes sociais pensa que a vida deles gira em torno do café especial – e, em muitos casos, essa é a verdade. Entre a paixão pelo ofício e um estilo de vida, a nuance é individual
Quando você está de folga, busca lazer em lugares onde trabalharia? Pensa em trabalho durante as férias? Usaria um período de recesso para ir atrás de formação profissional? Nem todo mundo responderia a essas perguntas afirmativamente – mas, entre millennials baristas, o “sim” vem mais certeiro, acompanhado do sorriso de quem sabe que essa é uma resposta um tanto peculiar.
“Eu encaro isso de uma forma muito profissional. Faz parte do meu estilo de vida, mas vai além, é um trabalho que eu amo. Faz parte das minhas crenças pessoais, eu acredito na importância da cadeia. Entender isso faz muito sentido pra quem trabalha com café especial”, argumenta a barista Midori Martins.
A Espresso convidou jovens baristas a fazer essa reflexão. Dos coffee lovers em dias de folga a quem tem uma relação estritamente profissional com o café, todo mundo concorda: a bebida molda estilos de vida.
Mari Mesquita (DF)
Formada em Ciência Política, Mari se viu no mundo do café depois de um período de muita pressão e tristeza com a academia e com o país. “Eu precisava de algo pragmático, técnico, que não tivesse nada a ver com o que eu estudava. Quando o café dá errado, você para e faz outro. Com banco de dados não é bem assim”, lembra.
Com seis anos de estrada, ela conta que o serviço sempre foi a parte mais interessante do trabalho. “O café é uma linguagem pela qual eu comunico algumas coisas, é uma materialização de valores pessoais. Ao mesmo tempo em que é um veículo de serviço, é a principal ligação que tenho com origem de produção, um sintoma de brasilidade importante dentro de mim”, define.
Para Mari, essa linha entre a profissão e o modo de vida realmente se estreitou não só para ela, mas para colegas da mesma geração. A barista entende que isso acontece porque o café realmente muda a maneira de enxergar o mundo. “Eu não acho que o café como estilo de vida seja algo ‘instagramável’. Caso a moda das redes sociais passe, a preocupação com a origem e o respeito com o produto não vão mudar”, argumenta.
João Stark (SP)
“Eu e meus amigos baristas tentamos não falar tanto de café no bar. Se eu vou a uma cafeteria é porque eu quero tomar café. Não vou em toda folga”, adianta Stark. O jovem paulistano conta que, no começo da carreira, ele abordou o café especial como um estilo de vida – até abriu um canal no YouTube. Mas o dia a dia no bar e o tempo se encarregaram de mostrar a ele que essa poderia ser uma profissão.
“Café é meu trabalho. É meu sustento. Dentro dele eu crio relações maravilhosas, gosto muito dessa parte. Sonho em abrir uma cafeteria, gosto muito de ser barista. Mas não é todo mundo que tem paciência para esse trabalho. Vai ficar oito horas em pé, lavando louça, passando pano no chão? É difícil”, argumenta o barista.
Para Stark, aliás, o café rende dois trabalhos: barista e fotógrafo. “Eu gosto de fotografar correria, balcão sujo, leite na pia. Tento mostrar como é o preparo, a beleza da bebida feita. Mas foi por acaso, nunca pensei em fotografar assim”, comenta.
Arthur Rieper (PE)
Para Arthur, pensar em café é pensar nas mãos de gente esforçada. São as mãos calejadas dos produtores, que plantam, colhem, processam e cuidam da safra. São as mãos ágeis dos mestres de torra, que encontram o equilíbrio perfeito entre a ciência e o emocional. Por fim, as mãos cuidadosas dele mesmo, Arthur, que faz o melhor com aquele insumo precioso.
“Café é paixão que a gente entrega ao outro. É dar na mão do cliente um amor meu”, define o barista. Arthur é esse profissional que pensa em café dia sim, dia também: tira folga para conhecer cafeterias novas, viaja para beber café, dedica férias a cursos na área. “Eu dou muito valor ao tempo. Se eu tiro férias, preciso fazer um curso. É como se não perder tempo fosse uma obrigação”, explica.
Mas por que essa é uma constante nessa geração? “A gente se aprofunda no que gosta. Acho que nós baristas precisamos transformar isso em um estilo de vida. Essa apresentação ao mundo é importante, especialmente no uso profissional da rede social. Você fica mais à mostra, faz carreira”, argumenta o barista.
Amanda Albuquerque (PR)
Três milhões de seguidores no TikTok, mais de 140 mil no Instagram. Quem vê a habilidade de Amanda Albuquerque em passar dicas e conhecimentos adiante, recomendar pequenos negócios e falar de café especial nem imagina que a formação como barista é recente, de 2019.
Tudo mudou em 2020: trancada dentro de casa, passando pela covid-19, Amanda transformou a criatividade em vídeos e logo viralizou no TikTok. “Vi ali uma oportunidade de mostrar o café especial às pessoas. Eu tenho um público muito jovem e muito grande, e acredito que, quando se educa a maior quantidade de pessoas possível, é algo muito rico para a profissão”, comemora. Para ela, essa tendência de misturar estilo de vida com profissão tem muito a ver com o volume de conhecimento ao qual ela e os colegas estão expostos na internet.
Ao pensar sobre os alunos que pertencem à geração Z, a professora vê o impacto das trajetórias de millennials nos sonhos dos mais jovens. “Eles têm uma sede grande de aprender e já descobriram que podem ser campeões de uma categoria para viajar o mundo. Eles entenderam que é preciso estudar muito para ser um bom profissional, aprender o café do pé à xícara. Eu acho incrível como eles evoluem rápido”, elogia.
Midori Martins (SP)
Quem olha o Instagram de Midori não diria que o café especial é o estilo de vida dela – mas rede social nem sempre é parâmetro para saber da vida das pessoas. A barista não diz que esse é um lifestyle, vai além: é uma crença pessoal na sustentabilidade. “Entender a cadeia é dar sentido a quem trabalha com café especial. É compreender que é um mundo extremamente complexo, que é preciso ter a gana de estudar sempre”, define.
A verdade é que Midori é dessas baristas que entraram para o meio por causa das pessoas: só se envolveu com café especial porque gostava de vendas e atendimento. Da Starbucks à Um Coffee, ela sentia essa alegria em estar cercada de gente. No Coffee Lab – sobretudo com a pandemia –, ela entendeu que gosta mesmo é de sala de aula.
“Eu me encontrei dentro do café quando passei a ensinar. Eu gosto da bebida, mas o café é uma relação entre pessoas. É da nossa cultura, vai além de uma simples xícara”, argumenta. Mas e as folgas, Midori? “Vou bem menos que gostaria, mas frequento cafeterias para prestigiar meus amigos e colegas”, conta.
Airo Villalobos (SP)
“Eu vejo café em tudo. É conexão, é amizade, é cuidado. Não é por acaso que vim para o Brasil, não é por acaso que fiz o curso de barista. O café me trouxe”, afirma Airo. Quando a venezuelana chegou ao Brasil, tinha duas prioridades: aprender português e conseguir um emprego.
Ela teve ajuda de algumas ONGs e foi selecionada no programa Fazedores de Café, em que se formou barista – durante a pandemia, começou embalando pedidos de delivery até conseguir trabalhos no bar. “Para mim, café não é um dinheiro extra, é algo a ser levado a sério. Se trata com cuidado, se dedica a vida. Conhecer o que há por trás da xícara pode mudar a vida de uma pessoa”, argumenta.
Engenheira de formação, Airo tem verdadeiro encanto por passar adiante o que sabe sobre café – mas vê algo diferente no futuro de sua carreira no ramo. “Eu me apaixonei pelo café, nunca pensei que tivesse tanta coisa envolvida. Gostaria de aprender a torrar, tem muita ciência, é algo que tem conexão com engenharia”, planeja.
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