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Empreendedor: confira dicas e cuidados durante a retomada do seu negócio
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) relata que o mercado de alimentos e bebidas no Brasil movimenta cerca de R$ 650 bilhões por ano. Com a pandemia, a Associação comenta que o setor de food service teve uma paralisação de 60% de toda a cadeia produtiva, desde os restaurantes até os distribuidores e a indústria.
Com as cafeterias em todo o Brasil não foi diferente. Algumas optaram pelo sistema delivery ou interromperam o atendimento ao público. Pequenos, médios e até grandes empresários tentam garantir suas vendas usando a criatividade. Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu, startup que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado food service, esse mercado terá que se adaptar para receber o público pós-pandemia. “Muitos negócios já se reinventaram durante a quarentena, seja no atendimento ou no tipo da venda de produto. O mercado food service vai voltar a faturar, mas algumas mudanças são essenciais para os negócios continuarem funcionando depois desse período”, afirma.
Segundo especialistas, as necessidades de consumo não desaparecem e podem até aumentar, mas, durante uma pandemia, o comportamento do consumidor pode variar segundo as etapas do avanço da doença.
Uma pesquisa da Nielsen, empresa que estuda os consumidores em mais de 100 países para oferecer a visão mais completa das tendências e dos hábitos ao redor do mundo, disponibilizada pelo Sebrae, identificou seis etapas em torno das preocupações com o surto de Covid-19:
- Compras proativas para a saúde
- Gestão de saúde reativa
- Preparação da despensa
- Preparação a vida em distanciamento social
- Vida restrita
- Vivendo uma nova normalidade
De acordo com a pesquisa, além do aumento do consumo de alimentos, o que não é surpresa, a busca por produtos de higiene como álcool em gel e máscaras cirúrgicas também aumentou em todo o mundo.
Com tantas mudanças é normal que os empresários tenham diversas incertezas. O Sebrae conta com algumas dicas para essa retomada e uma das primeiras perguntas que se deve fazer é: você sabe o que o seu cliente espera da sua marca durante este momento de pandemia? Entender a expectativa das pessoas é uma das maneiras de conseguir atender a necessidade do público e, assim, continuar vendendo.
Confira alguns cuidados para o setor com a reabertura dos comércios:
Delivery
As vendas por meio de entregas continuam sendo a melhor opção. Mesmo com a reabertura dos comércios após a pandemia, muitas pessoas ainda não vão se sentir seguras para frequentar locais públicos. Por isso, cardápios digitais e kits de refeições, como brunch, por exemplo, são mais atrativas para aqueles que buscam a experiência na hora comer, mesmo em casa.
Novas tecnologias
Com a quarentena, a exposição nas ruas diminuiu. Por isso, algumas tecnologias têm auxiliado comerciantes na hora de abastecer seus estabelecimentos. É o caso da Menu (www.menu.com.br), que, por meio de uma plataforma, conecta o estabelecimento à grandes distribuidores e pode facilitar suas compras para o negócio. Do computador ou de um celular, é possível comprar vários produtos e receber tudo em até 48 horas. A entrega de fornecedores deve ser feita numa área exclusiva para esse fim e esse local deve ser higienizado com uma frequência maior. Ao receber os pacotes, todos devem ser higienizados. O tradicional cardápio, também, pode ser repensado. Como alternativa, podem ser utilizadas lousas, modelos plastificados (higienizáveis) e cardápios digitais, em que o cliente pode acessar os produtos do estabelecimento lendo um QR Code pelo celular.
Protocolos de higiene
As relações não serão mais as mesmas e os clientes estarão cada vez mais atentos às regras de higienização e segurança do local. Por isso, a limpeza do local deverá ser cada vez mais constante, assim como os ambientes deverão estar sempre arejados e o espaçamento entre as mesas deverá ser maior. O uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel é unanimidade em todos os negócios e vale para clientes, funcionários e proprietários. Se atente ao distanciamento mínimo de 1 metro entre as cadeiras de clientes e 2 metros entre as mesas. Para isso, é possível inutilizar, por meio de sinalização, parte das cadeiras e mesas. 1 metro entre filas, na entrada, ou para o pagamento. Os empresários podem, por exemplo, fazer marcações no chão com essa distância.
Positividade
Com todo estabelecimento pronto para receber as pessoas, é fundamental investir em uma experiência positiva para o cliente. Deixe uma pessoa na entrada para recepcionar e dar boas-vindas aos que chegam, orientando a respeito do distanciamento nas filas e demais dependências do local. Reduza a quantidade de pessoas permitidas para evitar aglomeração. Quando possível, ofereça e incentive a opção de delivery ou atendimento com hora marcada, com a opção de o cliente ir até a loja apenas para buscar o produto.
Dicas práticas do Sebrae
Para o ambiente:
- O ambiente deve ter boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas
- Sistema de ventilação revisado e higienizado, e fluxo de ar não incidindo diretamente nas mesas, pessoas e alimentos
- Guardanapos de papel devem ser oferecidos ao cliente protegidos ou embalados
- Guardanapos de tecido podem ser levados ao cliente após este ter ocupado a mesa
- Os pratos, copos e talheres devem ser oferecidos ao cliente com proteção
- Repense o modelo de cardápio (higienizável, on-line, em quadros, totens e outros painéis ou descartável)
- Evite o uso de bebedouros no estabelecimento
- Toalhas de tecido nas mesas devem ser evitadas. Se usadas, devem ser trocadas a cada cliente ou receber uma cobertura higienizável
- Remova condimentos, enfeites, guardanapos ou qualquer item das mesas que possa ser tocado por mais de um cliente
- Intensifique a higienização e a frequência das instalações dos sanitários de uso de colaboradores e clientes
- Cardápios, mesas, cadeiras e maquininhas de cartão devem ser higienizados após cada uso com álcool 70%
Atendimento aos clientes:
- Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos
- Coloque um cartaz alertando que clientes com sintomas (febre, tosse) não devem permanecer no estabelecimento
- Informe aos clientes sobre a importância de evitar o compartilhamento de talheres, copos e outros objetos à mesa (como o telefone celular)
- Nos banheiros e lavatórios, coloque cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel, motivando os clientes a fazê-lo
- Oriente os clientes a manter a distância mínima de segurança de 1 metro entre si e com os colaboradores
- Solicite que o cliente use máscara própria ou disponibilize máscara descartável
- Utilize comandas descartáveis, eletrônicas ou que sejam de material de fácil desinfecção
- No balcão de atendimento do caixa, deve ser instalado uma proteção de acrílico ou vidro, a fim de reduzir a chance de contágio entre cliente e colaborador
- As maquininhas de cartão devem ser envelopadas com papel filme e higienizadas sempre após o uso
- Retire as garrafas térmicas de autosserviço de cortesia de chá e/ou café
- Se for possível, atenda por meio de agendamento e delivery
- Também faça a comunicação no site do estabelecimento e/ou redes sociais
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