Da origem ao café perfeito: Edgard Bressani lança 6ª edição do Guia do Barista
A nova edição do Guia do Barista: Da Origem ao Café Perfeito foi pré-lançada durante o São Paulo Coffee Festival e já está disponível no site da Café Store, com valor promocional de R$ 70, e nas livrarias.
A sexta edição traz um conteúdo revisado e ampliado aos fãs da bebida. De forma leve e linguagem prática, aborda todo o processo pelo qual passa o café: do grão ao barista, até chegar à xícara. Por isso, a mudança no nome: Da Origem ao Café Perfeito.
A etapa da torra ganha uma discussão mais ampla, tanto em relação aos procedimentos técnicos, quanto à entrada de novos aparatos, como os torradores portáteis. Os cafés filtrados recebem um capítulo inteiramente dedicado a eles, além de páginas com conhecimentos em torno da análise sensorial da bebida, o passo a passo do cupping, a prática da fermentação, entre outros assuntos.
Apreciadores de café e profissionais do setor têm em mãos informações ainda mais completas sobre o tema. O livro traz, ainda, conteúdo de cafés de diferentes regiões do mundo, produção mundial, classificação, competições, métodos de preparo, dicas para quem quer empreender no setor e muito mais.
A obra, direcionada a atender o novo profissional do café e acompanhar o crescimento do mercado interno da bebida no país, teve seu primeiro exemplar lançado em 2007, com a abordagem de temas referentes à preparação de espresso, trazendo dados sobre a produção da bebida, dicas e a demonstração de drinques à base do fruto.
Sobre o autor
Edgard Bressani é graduado em Direito e em Administração pela Universidade de São Paulo, com preparação para a carreira diplomática. Paulista de Ribeirão Preto, Edgard é o fundador e CEO da exportadora Latitudes Brazilian Coffees, única empresa que trabalha nas 34 regiões produtoras do País, e conselheiro e presidente da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC). Q-Grader e Cafeólogo pelo Coffee Consulate de Mannheim, na Alemanha, é Embaixador dos Robustas Amazônicos e Embaixador da Região de Yunnan (China). O executivo, que passa 180 dias viajando pelo mundo promovendo os cafés especiais brasileiros, foi convidado para trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil) até 2004.
Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), tendo sido conselheiro da mesma por 4 anos e vice-presidente. Foi CEO da divisão agropecuária do Grupo Sol Panamby. Foi o primeiro brasileiro a ser certificado internacionalmente para fazer parte do corpo de juízes do World Barista Championship (WBC). Foi conselheiro do World Coffee Events, indicado pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Foi membro do Conselho de Relações Internacionais da SCAA, coordenador do Chapter Brasileiro da Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE), e, ainda, membro do Comitê de Treinamento, do Comitê de Normas e do Comitê de Suporte Nacional da entidade. Por dois mandatos foi também presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e esteve envolvido com o movimento do barismo desde o início no Brasil em 2002, organizando os campeonatos, julgando e criando programas de certificação para a profissão.
Deixe seu comentário