Mercado

CVA é o novo protocolo de avaliação dos cafés especiais no Brasil

Carmem Lucia Chaves de Brito, presidente da BSCA, e Yannis Apostolopoulos, CEO da SCA, assinam Memorando de Entendimento (MoU)

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) anunciaram hoje (8) a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU, em inglês) para a adoção do sistema Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais do país. O acordo é semelhante ao assinado pela Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) da Colômbia na semana passada.

O Brasil é o segundo país a integrar o CVA em sua estrutura nacional de avaliação. A metodologia foi desenvolvida pela SCA para avaliar não apenas o sabor, mas também atributos físicos, afetivos, descritivos e extrínsecos, oferecendo linguagem compartilhada para ajudar produtores e compradores a se conectarem em torno do valor total do café.

Como parte do acordo, a SCA fornecerá suporte técnico para garantir a implementação bem-sucedida do CVA em todo o país, incluindo o treinamento de degustadores e equipes técnicas da BSCA, assistência na coleta e análise de dados e suporte a eventos liderados pela BSCA, com conteúdo e promoção internacional. 

Além da adoção da metodologia, o acordo também foca na educação e no desenvolvimento profissional da comunidade dos cafés especiais. Para isso, a BSCA prevê a expansão do programa “SCA Education” no Brasil, que oferece treinamentos e certificações reconhecidas internacionalmente.

TEXTO Redação • FOTO Divulgação

Deixe seu comentário