Barista •
Curitibanos vencem campeonatos brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits
O 8° Campeonato Brasileiro de Latte Art e o 8° Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits já têm seus vencedores. Os curitibanos Daniel Acosta Busch, do Rause Café + Vinho, e Eduardo Scorsin, do Lucca Cafés Especiais, foram os campeões na quarta-feira, 18 de março, e irão representar o Brasil no Mundial das categorias, em Gotenburgo, na Suécia.
O campeonato de Latte Art, disputado por Daniel, exige que os participantes preparem dois cappuccinos com latte art idênticos, utilizando leite e café e apenas espresso e leiteiras como instrumento (free pour), dois macchiatos e duas bebidas de criação à base de leite e café, que podem ser desenhadas com a ajuda de palitos e outros acessórios para dar forma ao desenho. Entre os outros sete participantes, o barista aproveitou a habilidade para surpreender e fazer o desenho de uma tulipa de três pétalas com a cabeça de um cisne formando um coração, em um de seus preparos, sendo julgado pelo desempenho e criatividade. “Em todas as bebidas procurei representar um pássaro, usando uma técnica diferente para cada um. É um desenho que encanta.”
Em sua bebida de criação, o barista fez um pavão, com o uso de técnicas diferentes, desenhando seis pontas nas asas e um coração no lugar da cabeça do pavão.
Já Eduardo, participante do campeonato de Coffee in Good Spirits, foi desafiado a preparar, em rápidos 8 minutos, dois Irish Coffee, combinação de uísque, açúcar, café e creme, e duas bebidas quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres. Avaliado pela arte de misturar bebidas, o profissional resolveu dar um show de performance e cortou com um sabre (facão) uma champagne na frente do público. “Foi a minha primeira experiência no campeonato brasileiro. Eu já havia participado de dois campeonatos regionais no Paraná, mas neste último, fui sem muita pretensão. Eu quis mostrar um pouco do meu trabalho e meu objetivo era me classificar para a final.”
Eduardo escolheu apresentar um coquetel frio como bebida exclusiva, usando espresso, bourbon amarelo (variedade de café arábica), bitter à base de cascas de laranja e limão e jasmim, champagne e licor de morango para contrastar com os outros ingredientes, segundo ele.
O evento foi realizado durante a Food Hospitality World – Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, que acontece anualmente no Brasil e apresentou programação recheada com os eventos Espaço Gelateria Conceito, com palestras e workshops, Arena Gourmet Engefood, com cooking shows e entrevistas, Workshop Biofood Made in Italy, com apresentação de tecnologias de cultivo e produção de alimentos orgânicos e a 57° edição do CONOTEL (Congresso Nacional de Hotéis).
Classificação Geral dos Finalistas
Coffee in Good Spirits
1° lugar: Eduardo Scorsin (Lucca Cafés Especiais, Curitiba)
2° lugar: Anette Alves (Noh Bar, São Paulo)
3° lugar: Igor Sales (Black Coffee, Curitiba)
4° lugar: Sylas da Rocha (Noh Bar, São Paulo)
5° lugar: Denis Guilherme Barbosa (Octavio Café, São Paulo)
6° lugar: Andreson Ramos (Autônomo, São Paulo)
Latte Art
1° lugar: Daniel Acosta Busch (Rause Café + Vinho, Curitiba)
2° lugar: André Martinelli (Caffe Vogue, Porto Alegre)
3° lugar: Erick Brito (Octavio Café, São Paulo)
4° lugar: Hugo Santos Silva (Octavio Café, São Paulo)
5° lugar: Daniel Nunes Nunes (Café do Mercado, Porto Alegre)
6° lugar: João Augusto Michalski (Café du Coin, Cascavel)
Deixe seu comentário