Covid-19: café está sendo utilizado como medidor de perda de olfato
O café está agora sendo utilizado em todo o mundo como uma ferramenta de diagnóstico doméstico para ajudar a conter a pandemia de Covid-19 em andamento. Uma revisão da literatura científica de estudiosos do paladar e do olfato mostra dezenas de exemplos do café sendo usado como o barômetro para uma espécie de teste de cheiro para o coronavírus, em parte por seu aroma distinto e também por sua ampla variedade global disponível nas residências.
O CDC agora lista a perda do olfato, conhecida como anosmia, como um dos sintomas mais comuns da Covid-19, com os estudos mais recentes indicando que cerca de 50% a até 80% das pessoas com teste positivo para o vírus sofreram com isso.
A aparente boa notícia – especialmente para os profissionais do café que contam com observações olfativas para realizar algumas de suas funções de trabalho mais críticas – é que a maioria das pessoas que sofrem de anosmia induzida pelo vírus tem seus sentidos de paladar e olfato totalmente restaurados, de acordo com a pesquisa preliminar. No início, os cientistas temiam que a doença pudesse estar afetando os neurônios que fazem conexões olfativas, o que ameaçaria as capacidades olfativas de longo prazo, embora pareça mais provável agora que a doença afete apenas uma camada de células no nariz, que pode se recuperar em cerca de 14 dias.
Dada a prevalência de anosmia entre os portadores de Covid-19, a alta porcentagem de portadores assintomáticos do vírus e a ampla disponibilidade do produto, os médicos em todo o mundo estão pedindo às pessoas que cheirem o café.
“Uma das coisas que podem ser feitas com bastante facilidade e objetividade por alguém em casa seria pegar um pouco de café moído e ver a que distância você pode segurá-lo e ainda sentir o cheiro”, disse recentemente o professor James Schwob, da Escola de Medicina da Universidade Tufts serviço de notícias da Universidade. “Ou faça o mesmo com álcool ou shampoo. Se seu nariz não estiver congestionado e você tiver problemas para reconhecer esses ou outros cheiros que lhe são familiares, convém ligar para seu médico para fazer o teste”, indicou.
Richard Doty, diretor do Smell and Taste Center, da University of Pennsylvania School of Medicine, compartilhou um pensamento semelhante sobre o sabor do café: “se você descobrir que o café não tem sabor ou que o chocolate parece não ter mais sabor além de amargor e doçura, é provável que esteja sentindo perda de cheiro”, disse Penn Medicine. “Quando você mastiga os alimentos, as moléculas sobem pela borda da cavidade nasal para alcançar os receptores olfativos na parte superior do nariz. Por esse motivo, coisas como café e chocolate não têm nenhum ‘sabor’ – é realmente um cheiro”, completou.
Os pesquisadores estão aplicando esses métodos em uma escala mais rigorosa, usando café em tiras de teste olfativas, enquanto um artigo recente na revista médica britânica BMJ incentiva os médicos a empregar o café como ferramenta de diagnóstico.
Outro artigo da BMJ inclui as experiências em primeira pessoa da neurologista brasileira Sofia Mermelstein, que suspeitou que ela poderia estar infectada com o novo coronavírus depois de perder a capacidade de sentir o cheiro de dose diária do grão brasileiro fresco.
Como parte de um esforço mais amplo no início deste semestre para manter o campus seguro durante as aulas presenciais, a Penn State University College of Agricultural Sciences criou uma ferramenta de “verificação diária do cheiro”, que pede aos alunos que cheirem o café todos os dias.
Claro, cheirar café não é uma ciência perfeita e não deve ser confundido com um exame médico legítimo. Um especialista em ciência de alimentos e epidemiologista da Penn State University elaborou essa advertência em um artigo de código aberto recente para The Conversation, que também sugeriu que a perda do olfato pode ser o “melhor indicador individual de um diagnóstico de Covid-19”.
“A perda do olfato é muito específica do coronavírus, mas nem todos com infecção por SARS-CoV-2 relatam a perda do olfato. De forma crítica, ser capaz de cheirar coisas não significa que você está livre da Covid. Se você conseguiu sentir o cheiro do seu café esta manhã, isso é um resultado ambíguo: pode significar que você não tem Covid-19, mas também pode significar que você está infectado com SARS-CoV-2 e simplesmente não perdeu seu olfato normal”, escreveram.
Deixe seu comentário