Mercado

Consumo de café cresce na China à medida que a produção desacelera

De acordo com um novo relatório do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção chinesa de café verde está em declínio, enquanto a demanda doméstica por café não torrado e torrado está se expandindo rapidamente à medida que mais consumidores adotam a bebida.

O relatório anual destaca a rapidez com que o mercado cafeeiro chinês está evoluindo, com base em mudanças tanto no setor cafeeiro doméstico (produção) quanto no mercado cafeeiro doméstico (consumo), este último ocorrendo principalmente em cidades grandes e médias.

As importações de café verde para a China no ano de 2020/2021 aumentaram, aproximadamente, 80% em relação ao ano anterior, para 1,68 milhão de sacas de 60 kg. No geral, as importações de café para a China – incluindo verde, torrado e solúvel embalado (instantâneo) – atingiram o equivalente a 3,8 milhões de sacas em 2020/2021, com estimativas de 4 milhões de sacas para o atual ano de mercado.

Isso colocaria a China aproximadamente entre a Rússia e o Reino Unido no total de importações anuais de café, embora a China represente o mercado de importação de café que mais cresce em porcentagem entre todos os principais países compradores de café do mundo, de acordo com dados anteriores da FAS de dezembro de 2021.

O relatório mais recente atribui grande parte do crescimento do mercado de importação da China ao setor de varejo, com o número total de lojas de café crescendo de aproximadamente 108 mil, em 2020, para cerca de 120 mil lojas até o final de 2023.

“Comparado com outros países consumidores de café, como Estados Unidos e Japão, o consumo de café na China é um fenômeno relativamente novo, com consumidores mais jovens dispostos e interessados em experimentar novos sabores e produtos de café”, afirma o relatório da FAS.

Ao mesmo tempo que esse boom de consumo, a produção de café na China está desacelerando, com um declínio de produção estimado de aproximadamente 1,75 milhão de sacas de 60 kg no ano comercial de 2020/2021.

Fontes do relatório da FAS “indicaram que muitos produtores de café em Yunnan estão achando a produção de café menos lucrativa e estão mudando para outras culturas”. O relatório também observa que as iniciativas lideradas pelo governo ou por várias partes interessadas para estimular o setor comercial de café verde na China foram mais ativas entre 2014 e 2019, mas que “nos últimos anos, os programas de apoio à expansão da produção de café não foram divulgados”.

TEXTO As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

Deixe seu comentário