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Consultoria americana revela as tendências em cafeterias para 2015

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A consultoria americana Baum + Whiteman, focada em gastronomia e restaurantes, divulgou nesta semana um relatório sobre tendências em estabelecimentos da área para 2015. O relatório direciona para um maior uso da tecnologia por parte dos restaurantes. “Esqueça os cronuts e os negronis. Esqueça a quinoa e a couve. (…) A Tecnologia está mudando o jeito como as refeições funcionam. (…) Nós estamos agora imersos em tecnologia: todo o tipo de aparelhos e programas que interagem diretamente com o consumidor. Mais restaurantes estão experimentando com tablets… Deixando os convidados fazerem pedidos de comidas e bebidas com seus aparelhos”, apresenta o documento.

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Considerando os últimos lançamentos em equipamentos para preparo de cafés, como a Chemex Ottomatic e a Poursteady, e os produtos que a equipe da Espresso (foto) teve a oportunidade de conferir na 26th Specialty Coffee Event (SCAA), em Seattle, a consultoria pode estar apontando sim para uma tendência que já vem se mostrando presente nas feiras do setor.

A próxima geração de cafeterias, segundo o documento, deve repensar seu modelo de negócios. Nas palavras da consultoria, pressionadas pela evolução de grandes redes como Starbucks e pelo programa de bebidas de empresas como Dunkin Donuts, os donos de cafeterias devem sentir a necessidade de diversificar o menu de seus estabelecimentos. Bebidas alcóolicas podem funcionar, mas os proprietários vão precisar de acompanhamentos à altura, o que pode complicar o negócio. Ainda, quando isso não funciona, o relatório questiona o exagero de opções artesanais e produtos da moda no cardápio, na tentativa de um diferencial.

O estudo também traz o conceito da cafeteria como um “quarto lugar”, mas não apresenta a definição do que isso seria. “O negócio café está se movendo do ‘terceiro lugar’ para, talvez, um ‘quarto lugar’”, diz o texto.

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Nós por aqui acreditamos – e torcemos – que as tendências e mudanças prometidas para 2015 devem trazer novo folêgo ao negócio café, sem se esquecer de focar naquilo que é mais importante para o setor: bons profissionais e grãos de qualidade. Vamos continuar acompanhando as novidades que devem surgir nos próximos meses.

TEXTO Hanny Guimarães • FOTO Caio Alonso Fontes/Café Editora

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