Conheça 5 novos métodos para preparar o seu café
Selecionamos cinco diferentes métodos de preparo de café que chegaram ao mercado recentemente. Veja como funcionam, quais resultados podem ser alcançados com os equipamentos e onde encontrar cada um.
Wooden Coffee Maker
Esculpido em madeira cerejeira, o wooden coffee maker, patenteado pela marca Canadiano, é utilizado para preparar café direto na xícara. Um filtro de metal é colocado dentro do recipiente e, como no método de um café coado, o pó é adicionado. A seguir, despeja-se água quente. Aí é só esperar de dois a quatro minutos e a bebida estará pronta! Segundo a empresa, na madeira permanecem os óleos dos grãos utilizados anteriormente, o que pode resultar em um sabor diferente a cada extração. O uso do filtro de metal é uma escolha da marca para reduzir o impacto ambiental. Onde encontrar: www.canadiano.co Assista ao vídeo (em inglês)
Cold Bruer
Método de preparo para café gelado criado por Andy Clark e Gabe Herz, extrai o café utilizando água gelada. Despeja-se água fria na parte superior do equipamento. No meio, há um recipiente para colocar o café moído e, sobre ele, um filtro de papel para circular. No último compartimento, na parte de baixo, fica o resultado final da bebida, que é extraída gota por gota, lentamente (o tempo varia de três a doze horas). A água pinga de seu compartimento até o pó, saturando-o. Assim, aos poucos, o café cai no bule, na parte de baixo. O tempo de extração pode ser ajustado de acordo com a preferência de quem prepara a bebida. Onde encontrar: www.bruer.co Assista ao vídeo (em inglês)
AltoAir
Compatível com filtros em formato de cone, o AltoAir é um método de filtrar o café diretamente na caneca ou, dependendo do tamanho, na Chemex. Seu formato vazado, em estrutura de aço inoxidável, extrai sem deixar que o pó se aloje nas paredes do filtro, não impedindo o fluxo de água, o que, de acordo com a marca, permite uma extração consistente o tempo todo. Onde encontrar: www.bairroalto.co.uk/product/altoair Assista ao vídeo (em inglês)
Mizudashi
Equipamento da marca japonesa Hario para o preparo de cold brew (café extraído a frio). O sistema conta com uma jarra de vidro e um coador de trama fina, para evitar a passagem do grão moído e facilitar longas extrações. Para a elaboração da bebida, a Hario sugere 80g de café moído (moagem média-grossa) no coador, um pouco de água para umedecer os grãos, mexendo levemente, e, por fim, o restante da água até completar 1 litro. Fechar com a tampa e deixar em infusão de oito horas a doze na geladeira. Após o período, retire o coador e sirva a bebida com cubos de gelo. Onde encontrar: www.hario.jp Assista ao vídeo (em inglês)
The Dragon
Semelhante a um sifão, o sistema conta com dois recipientes de vidro, um conjunto de filtros composto de filtro inoxidável e de papel, além de uma seringa própria. Para fazer o café, é preciso anexar dois filtros de papel ao de aço inoxidável, umedecê-los com água quente, anexar um anel de borracha para vedação e pôr o conjunto dentro do bulbo de filtragem. A seguir, colocar o bulbo de filtragem no corpo do equipamento, adicionar o café moído, a água quente e aguardar por quarenta segundos. Acrescentar água fria na parede dupla do recipiente e deixar em infusão por cerca de três minutos e meio. Após esse tempo, puxar três vezes a seringa que está no corpo do dispositivo para soltar o fluxo de água e, enfim, o café filtrado é liberado. Onde encontrar: thedragonbrewer.com Assista ao vídeo (em inglês)
Deixe seu comentário