Concurso premia cafés especiais do Norte Pioneiro
A Espresso esteve na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, de 5 a 7 de novembro, em Jacarezinho. Um dos pontos altos do evento foi a premiação aos produtores de mais de 10 municípios do Estado.
A região vem investindo no programa 100% Qualidade para orientar e dar consultoria a pequenos produtores com o objetivo de incentivar o cultivo de cafés especiais. Muitos delas aplicaram os conhecimentos nessa safra e enviaram seus cafés para o II Concurso de Qualidade Sabores do Norte Pioneiro do Paraná.
Neste ano participaram cafés com até 5 sacas, microlotes que foram resultado de uma safra brasileira com muitas intempéries como geada e, depois, seca na região. Foram 20 cafés premiados, com notas acima de 84 pontos na escala de 100 da Specialty Coffee Association of America (SCAA). Neste ano a novidade é que a equipe da exportadora norte-americana Sustainable Harvest esteve presente trazendo o Tastify, um novo modelo de roda de sabores do café, baseada na da SCAA, mas que ajuda na identificação das principais características da bebida.
Para Sara Morrocchi, diretora da área de compras de café da empresa, a participação como juíza internacional do concurso foi importante, pois “tinham perfis diferentes de café e naturais muito finos e interessantes”. Para Oscar Gonzales, também responsável pelas compras, “os cafés estão muito interessantes. É o terceiro ano que participo e estou surpreendido. Muito gratificante”.
O cafeicultor Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, conquistou o primeiro lugar na categoria cereja descascado, alcançando nota 89,20. Já na disputa pela melhor colocação na categoria cereja natural quem venceu foi Marcio Godoy, de Matão, com nota 86,17. O provador Elias Generoso, um dos juízes internacionais do concurso, revelou que ficou “impressionado com a qualidade dos lotes, você vê o amor do produtor passando para a xícara”.
Na sequência da final do Concurso, o evento também promoveu a Rodada de Negócios de lotes de cafés especiais. A cafeteria e torrefação Lucca Cafés Especiais e a corretora 3 Irmãos adquiriram o lote da Fazenda Califórnia. O leilão está aberto e o valor mínimo de lance é de R$ 750,00 por saca. Mais informações em www.acenpp.com.br
Em seu programa, a feira trouxe, ainda, palestras e debates, além da 3ª edição do Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná. O Simpósio contou com palestras de especialistas de entidades como Sebrae e Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Confira, abaixo, os nomes dos cafeicultores campeões:
Resultado Cereja Descascado
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (Jacarezinho) 89,20 pontos
Loete Carmo da Cruz (Siqueira Campos) 88,88, pontos
Antônio Delmônico (Lavrinha) 87,25, pontos
Francisco Barbosa de Lima (Ibaiti) 86,95, pontos
José Carlos da Silva (Japira) 86,81, pontos
Manoel Reginaldo Gonçalves (Ibaiti) 85,38, pontos
Leandro César Soares (São Jerônimo da Serra) 85,05, pontos
Adriano Moura Bueno (Ibaiti) 84,50, pontos
Natalício Zeferino de Siqueira (Abatiá) 84,45, pontos
Hélio Roque Lara (Cornélio Procópio) 84,25, pontos
Divanir Delmônico (Lavrinha) 84,15, pontos
Joel M Bueno (Ibaiti) 84,15, pontos
Amarildo Baggio (Ribeirão Claro) 84,15, pontos
Natalício Zeferino de Siqueira (Abatiá) 84,06, pontos
Resultado Cereja Natural
Marcio Godoy (Matão) 86,17, pontos
Loete Carmo da Cruz (Siqueira Campos) 86,13, pontos
Edson Alfredo Costa (Lavrinha) 86,06, pontos
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (Jacarezinho) 85,38, pontos
Leandro César Soares (São Jerônimo da Serra) 84,25, pontos
Edson Messias de Carvalho (Siqueira Campos) 84,13, pontos
Deixe seu comentário