Como precaução ao coronavírus, SCA faz mudanças no Protocolo de Cupping
Com eventos marcados para acontecer em países como Estados Unidos, Polônia e Austrália, a Specialty Coffee Association (SCA) informou que está em contato direto com as autoridades de saúde locais e globais por conta do COVID-19 (novo coronavírus), considerado hoje (11) uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Até o momento, os campeonatos, feiras e simpósios seguem programados normalmente em seus dias e locais divulgados de início. Porém, algumas medidas de proteção estão sendo tomadas, como, por exemplo, a mudança no Protocolo de Cupping.
De acordo com o novo sistema, a colher usada para provar os cafés não poderá mais ser levada à boca. Para experimentar a bebida, cada participante receberá um copo individual. A colher terá apenas a função de levar o café dos copos de cupping para os copos individuais.
As mesas serão desinfetadas a cada sessão e será disponibilizada água quente para lavar os utensílios. É indicado que, ao sentir o aroma da amostra, o provador apenas inspire o ar quando estiver próximo do copo de cupping, afastando-se para respirar. Ao finalizar o cupping ou nas pausas para fazer anotações, não é indicado colocar a colher em cima do copo de prova, ação muito comum entre os degustadores mundo afora. Guarde-a no avental.
A barista e torrefadora Trish Rothgeb, proprietária da cafeteria e torrefação norte-americana Wrecking Ball, postou um vídeo sobre como agir nos cuppings levando em consideração o novo Protocolo:
Além da nova medida, que será utilizada na Specialty Coffee Expo, em Portland, e na World of Coffee, na Polônia, a entidade também criou uma página na web com informações e respostas de perguntas frequentes sobre as medidas de prevenção.
Mais informações: www.sca.coffee
Deixe seu comentário