•
Muito além do aroma gostoso: Conheça os benefícios do café para a saúde
O café é conhecido, geralmente, pelo apreço que temos pelo seu sabor e aroma. Ele faz parte da nossa cultura e está em refeições familiares e momentos empresariais, mas investigações têm sido feitas para demonstrar que ele possui também significativo valor nutricional.
Diversos estudos demonstram que o café é um alimento quimicamente complexo que contém, em sua estrutura, diversos compostos com significativa ação no metabolismo humano. Dentre esses compostos destaca-se a cafeína, que, comprovadamente, possui ação estimulante no sistema psicomotor. Essa ação é um dos principais atrativos dessa bebida, mas sabe-se também que é a cafeína o principal motivo apontado para os efeitos colaterais do consumo em excesso do café.
Os polifenóis presentes na bebida são importantes mediadores anti-inflamatórios, antioxidantes e antibacterianos. Os diterpenos, por sua vez, podem atuar como supressores de moléculas envolvidas na formação de tumores. Já as melanoidinas (resultadas na reação de Maillard), ativadas na torra do grão verde, tem ação antioxidantes, antimicrobianas, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e anti-hipertensivas
O café ainda é fonte de um importante aminoácido, o triptofano, que está envolvido na síntese da vitamina B3 (niacina) e da serotonina, conhecido como hormônio da felicidade. É fonte de minerais como ferro, manganês e cobre, que atuam como importantes antioxidantes. Também tem sido observado que a bebida tem ação positiva na microbiota intestinal, pois demonstrou ser capaz de atuar na redução de colônias E.Coli e aumentar as de Lactobacillus.
Em outros estudos percebeu-se que a bebida em si, não apenas um composto isolado, é capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além de estar relacionado ao aumento da longevidade, pode aliviar cefaleias e enxaquecas, e é apontado também como sendo importante para a saúde cardiovascular.
Destaca-se ainda que a eficiência de todos os benefícios citados depende também do modo de preparo da bebida, a espécie e a qualidade dos grãos, do nível de torra, da frequência de consumo, e do acréscimo ou não de açúcar ou adoçante. Mas, de modo geral, o consenso dos estudos é que no consumo de três a cinco xícaras de café (300-450 de cafeína) pode-se observar benefícios, e foi observado que acima de cinco xícaras a cafeína presente no café pode trazer efeitos indesejados.
Por fim, o café é um alimento que nos conforta com seu aroma familiar e também nos entrega compostos bioativos capazes de auxiliar na garantia de uma vida mais saudável e prazerosa.
Deixe seu comentário