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China se liberta da tradição do chá e passa a consumir cada vez mais café
O café é a segunda bebida mais popular, perdendo apenas para a água. Não é de se surpreender que ele desempenhe uma função social muito importante e um papel vital na construção de relacionamentos sociais. Como o consumo de café transcende as fronteiras geográficas e culturais, é amplamente considerado um lubrificante social, ajudando as pessoas a se relacionarem, se comunicarem, construírem relacionamentos e se divertirem.
Com a agradável experiência do consumo da bebida, as cafeterias tornaram-se lugares sociais para as pessoas conversarem, escreverem, lerem e estudarem. Os cafés tornaram-se, portanto, ícones dos bairros urbanos. Ao longo das décadas, a rápida urbanização, criação e desenvolvimento de novos centros urbanos ajudaram a impulsionar a cultura cafeeira.
As cafeterias ao redor do mundo oferecem diversos tipos de bebidas, como o latte, americano, cappuccino, espresso e macchiato. O café é a única bebida que circula por diferentes tradições e culturas de países do mundo inteiro, desde o café Cubado em Cuba, Yuanyang de Hong Kong, o vietnamita Ca Phe Sua Da, o grego Frappe, o café turco e o macchiato italiano.
Os Estados Unidos e a Europa representam grandes mercados em todo o mundo. A China é classificada como o mercado que mais cresce, com um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 7,8% durante o período analisado, liderado por reformas econômicas, conectividade global e a globalização resultante dos estilos de vida dos chineses e aumento natural do consumo de café em um país mergulhado na cultura do chá.
Os estilos de vida dos chineses não são mais determinados localmente, são influenciados globalmente, o que é um bom presságio para a cultura do café. As principais cidades chinesas já estão testemunhando um rápido aumento nas cafeterias, com mais de 7.500 lojas em Xangai, 6 mil lojas em Pequim e mais de 4 mil em Guangzhou e Shenzhen. Para uma bebida tão rara que só era servida em hotéis de luxo, o café agora está se tornando popular na China, apoiado não apenas pelo apelo da bebida, mas principalmente pela experiência do café que vai além da xícara.
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