Mercado

CEO da Starbucks, Laxman Narasimhan é demitido

A Starbucks anunciou nesta terça (13) que está substituindo o CEO Laxman Narasimhan por Brian Niccol, CEO da Chipotle, informa a CNBC. O motivo é reverter a queda nas vendas. Com o anúncio, as ações da Starbucks subiram 20% nas negociações matinais, enquanto as ações da Chipotle caíram 10%. 

A CFO da Starbucks, Rachel Ruggeri, assume como CEO interina até 9 de setembro, quando Niccol ocupará oficialmente o cargo.

Narasimhan foi CEO da empresa desde março de 2023, escolhido pelo ex-CEO Howard Schultz, fundador da Starbucks. O desempenho da gigante do café tem tido vendas fracas nos EUA e na China, seus dois maiores mercados. No último trimestre, a Starbucks reportou queda de 3% nas vendas. Durante o mandato de Narasimhan, as ações da Starbucks caíram 21%. Desde julho, o investidor ativista Elliott Management adquiriu participação na empresa.

Já Niccol atua como CEO da Chipotle desde 2018 e, antes disso, liderou o Taco Bell e a Pizza Hut. Durante seu trabalho na Chipotle, as ações do negócio dispararam 773%. Como CEO da Chipotle, ele ajudou a rede a se recuperar do escândalo de doenças transmitidas por alimentos e liderou os restaurantes durante a pandemia. Nos últimos trimestres, o tráfego e as vendas da Chipotle aumentaram, contrariando a tendência de queda.

Uma das forças da Chipotle sob o comando de Niccol é seu aplicativo, que ajudou a impulsionar o forte desempenho nos últimos trimestres. O aplicativo da Starbucks tem sido um dos bodes expiatórios de seu fraco desempenho. Schultz e outros críticos da Starbucks apontam para a saturação de pedidos móveis, que desacelera o atendimento e prejudica a experiência do cliente. 

A Chipotle, por outro lado, adicionou uma segunda linha de montagem em seus restaurantes, especificamente para pedidos online. A cadeia de burritos tem construído locais com chipotlanes, reservados para retirada de pedidos digitais.

TEXTO Fonte: CNBC • FOTO Athar Khan

Deixe seu comentário