Campeonatos mundiais de café 2020 estão cancelados
Na última terça-feira (28), a World Coffee Events (WCE) e a Specialty Coffee Association (SCA) divulgaram um comunicado sobre o cancelamento dos Campeonatos Mundiais de 2020, que estavam marcados para acontecer este ano em Melbourne, na Austrália, e em Varsóvia, na Polônia.
A decisão foi tomada levando em consideração a pandemia de Covid-19 e todos os seus efeitos, como a segurança dos competidores e demais participantes, impacto no cenário global e restrições de viagens entre os países. “Nós sabemos que são notícias decepcionantes para muitos e lamentamos profundamente que não haja maneiras viáveis de reunir os competidores mundiais este ano”, explicaram em nota oficial.
Inicialmente, os Mundiais de Barista e Brewers Cup estavam planejados para acontecer nos dias 3 a 6 de novembro, na Melbourne International Coffee Expo (MICE), enquanto que os Mundiais de Coffee in Good Spirits, Latte Art, Cup Tasters, Torra e Ibrik iriam ser realizados entre 15 e 17 de outubro, durante a World of Coffee, em Varsóvia.
Com as mudanças, os próximos Campeonatos Mundiais de Barista, Cup Tasters e Ibrik foram remarcados para acontecer em 2021, na World of Coffee, em Atenas, Grécia. Sobre as demais competições, as entidades ainda analisam possíveis locais para o próximo ano, mas ressaltam que não vão ser realizados antes do mês de junho.
Novas datas confirmadas para as competições de Atenas:
Mundial de Barista – 23 a 26 de junho de 2021
Mundial de Cup Tasters – 24 a 26 de junho de 2021
Mundial de Ibrik – 24 a 26 de junho de 2021
Sobre a cidade de Varsóvia, que receberia as competições este ano durante a World Of Coffee, a SCA comunicou que trabalha junto aos parceiros da capital polonesa para postergarem a feira para outro ano, que ainda não foi divulgado.
Participação dos campeões brasileiros
Ainda de acordo com o comunicado divulgado esta semana, a WCE pede que as organizações nacionais mandem apenas um competidor para os campeonatos de 2021. “Isso significa que os campeões nacionais que conquistaram o título de 2020 participarão dos Mundiais de 2021. Além disso, os termos de sanção para 2020 serão estendidos para cobrir o ano da competição de 2021”.
No caso do Brasil, os competidores que venceram em 2019 e iriam para o mundial neste ano seguem como campeões para os eventos de 2021, já que, também por conta da pandemia de coronavírus, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) optou por não realizar os Campeonatos Brasileiros de Barismo em 2020. Para ler mais sobre a decisão, clique aqui.
Mais informações: www.worldcoffeeevents.org
Deixe seu comentário