Barista

Campeonato Brasileiro de Aeropress divulga cartaz e regras

campeonato aeropress cartaz

Está preparado? Que rufem os tambores para o 2º Campeonato Brasileiro de Aeropress, que Otc cialis será realizado no dia 26/3, sábado, a partir das 15h, no Nex Coworking, em Curitiba (PR). O cartaz já está pronto e é uma tradição dos campeonatos de aeropress pelo mundo. Cada ano uma arte mais bonita que a outra. Esta foi feita pelo artista Klaus Koti.

No ano passado a ilustração colorida da Carmen Miranda fez sucesso no primeiro Campeonato Brasileiro de Aeropress, realizado em São Paulo, no Studio FAF, como 18 competidores.

poster_aeropress_2

Esse ano serão mais vagas, 27 competidores, que devem enviar a ficha de inscrição preenchida somente a partir de 25 de fevereiro, às 7h (horário de Brasília). Inscrições anteriores a esta data e horário não serão aceitas pela organização.

A inscrição é por ordem de envio do e-mail, por isso, prepare-se! Baixe a ficha neste link e já deixe seu rascunho de e-mail preparado para enviar ao campeonatodeaeropressbrasil@gmail.com.

Este ano o café da competição será um cereja descascado da variedade catuaí, colhido e beneficiado em julho de 2015, na Fazenda Vista Alegri, torrado na 4Beans Coffee Co por Amanda Laffayette, com duas semanas de antecedência, especificamente para o uso no campeonato. Os grãos serão fornecidos a todos os competidores em pacotes de 250g para treino e desenvolvimento da receita. Cabe ao competidor escolher o que mais lhe agrada para apresentar aos juízes. A brincadeira está no tempo de infusão, na moagem, na quantidade de café e outras variáveis.

O competidor deverá pagar uma taxa de inscrição de R$ 80 que cobrirá os custos de aquisição e envio do café via SEDEX. O café é enviado após a confirmação da inscrição. O vencedor irá ganhar uma passagem de ida e volta para Dublin (Irlanda) e hospedagem, onde irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Aeropress, durante a feira da WCE entre os dias 22 e 26 de junho de 2016.

aeropress 2015

Edgar Martins, do Urbe Café Bar, de São Paulo (SP), vencedor da edição 2015

Sabe como funciona?
O Campeonato de Aeropress é muito simples e bem descontraído. São oito minutos para o preparo, este tempo inclui desde a arrumação da estação até a entrega da bebida pronta (não é preciso falar durante a apresentação). A receita e os métodos utilizados pelo competidor deverão ser entregues por escrito aos juízes, antes da realização do serviço, mas isso não será considerado como critério de avaliação.

São 27 competidores e as rodadas são todas eliminatórias. Na primeira fase haverá nove baterias de prova com três competidores cada. Os ganhadores de cada grupo participarão de três etapas semifinais. Finalmente, os três ganhadores das semifinais irão disputar a rodada que definirá o primeiro, segundo e terceiro colocados. No caso de empate entre os três finalistas será realizada uma nova rodada final entre os mesmos para definição do resultado. A quantidade mínima de bebida final pronta tem de ser de 100 ml e deverá ser servida nas canecas de prova providenciadas pelos organizadores do evento. Nenhum outro ingrediente ou aditivo à bebida será permitido.

Quem serão os avaliadores?
Três juízes farão a avaliação sensorial do café. Amanda Laffayette (4Beans), Georgia Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais) e Eystein Veflingstad (Terceira Onda Consultoria em Café), este último também nomeado juiz principal, responsável pela palavra final no caso de empate nas primeiras duas fases. Não existem formulários de pontuação e nem de prova a serem preenchidos por eles. As provas serão feitas às cegas e será escolhida a melhor extração de cada grupo de três cafés em cada rodada. Os juízes após alguns minutos apontam qual café é o melhor naquela rodada.

O que devo levar?
A organização do evento irá disponibilizar um Moedor EK43 da marca Mahlkönig, no dia do evento, ficando a critério do competidor a escolha do equipamento que irá utilizar. Chaleiras elétricas para o aquecimento de água, balanças digitais, cronômetros, aeropress e xícaras de serviço também serão fornecidos. O competidor poderá trazer o seu próprio equipamento se desejar, porém qualquer modificação na aeropress deverá ser previamente autorizada pelos juízes. Filtros de metal ou papel estão autorizados. Cada competidor deverá trazer a sua própria xícara para preparo, sendo as xícaras de serviço fornecidas pela organização de uso exclusivo para avaliação dos juízes, uma vez que a bebida esteja pronta.

A água do Nex Coworking, disponibilizada no dia da competição, é filtrada e tratada através do sistema EverPure. Os competidores estão autorizados a trazer a água que desejarem utilizar para a sua receita. Águas engarrafadas de uso comercial, minerais ou filtradas, trazidas de qualquer local, desde que não estejam alteradas, serão permitidas.

Veja mais regras aqui.

A Revista Espresso é a mídia oficial do evento e fará a cobertura pré, durante e pós campeonato. Desejamos boa sorte aos competidores! Mais informações: Campeonato Brasileiro de Aeropress.

Para saber como foi o ano passado, clique aqui.

TEXTO Mariana Proença • FOTO Rogério Canella/Café Editora

Deixe seu comentário