Barista

Brasileiros disputam Mundiais de Latte Art, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters e Torra em Milão

Enquanto São Paulo foi palco do Campeonato Brasileiro de Barista, a cidade de Milão, na Itália, recebeu os Campeonatos Mundiais de Latte Art, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Torra e Ibrik, de 23 a 25 de junho. E o Brasil enviou seus representantes atuais para competirem nos quatro primeiros!

No Latte Art, a disputa de quem prepara os melhores desenhos no café utilizando o leite, o jovem curitibano Tiago Rocha, da Naveia, atingiu 221 pontos e ficou em 26º lugar. Ao todo, 27 baristas de diversas nacionalidades participaram da categoria, que teve como grande vencedora a italiana Carmen Clemente, da World Latte Art & Coffee Center. O segundo lugar foi para a sul coreana Rora, da RO&UM, e a terceira posição para o taiwanês Shao-Sing Lin, da UCC Taiwan.

Pódio do Campeonato Mundial de Latte Art – Foto: World Coffee Events

Quando o assunto é drinque alcoólico com café, Emerson Nascimento, do Coffee Five, foi quem disputou o Coffee in Good Spirits. Competindo com outros 22 baristas e bartenders, o brasileiro fez 300.5 pontos e terminou a competição na 16ª posição! O pódio foi composto pela polonesa Agnieszka Rojewska, da Sheep and Raven, seguida pelo ucraniano Vladyslav Demonenko, da Funt Coffee, e pela indonésia Shayla Philipa, da Hungry Bird Coffee Roaster.

Pódio do Campeonato Mundial de Coffee in Good Spirits – Foto: World Coffee Events

No Cup Tasters, que é a prova às cegas de amostras de café, o provador Phelippe Nascimento, da CarmoCoffees, ficou em 17º lugar, com um tempo de 7:46. De um total de 25 participantes, o troféu ficou com Heongwan Moon, da Coreia do Sul. A segunda posição foi para Jaco Chu, de Hong Kong, e a terceira para Heli Santiago, da Colômbia.

Pódio do Campeonato Mundial de Cup Tasters – Foto: World Coffee Events

Por último, no campeonato de Torra, o paraibano Túlio Fernando, do Nerd Coffee House, terminou a disputa em 15º lugar, com uma pontuação de 449.25. Entre 21 torrefadores, o vencedor foi o austriaco Felix Teiretzbacher, da Felix Kaffee, seguido pelo norueguês Simo Christidi, da Solberg & Hansen, e o indonesio Wisnu Aji Pratter, da Pratter Coffee Roaster.

Pódio do Campeonato Mundial de Torra – Foto: World Coffee Events

Na categoria Ibrik, o vencedor foi Paul Ungureanu, da Romênia. O segundo lugar ficou com Dimitris Baigkousis, da Grécia, enquanto que o terceiro foi para Agnieszka Rojewska, da Polônia. O Brasil não tem representantes neste campeonato.

Mais informações: www.worldcoffeeevents.org 

TEXTO Redação • FOTO World Coffee Events

Deixe seu comentário