Barista

Brasileiros campeões de Brewers e Cup Tasters não participarão dos Campeonatos Mundiais na Itália

Foto: Gustavo Baxter / NITRO

A embaixada da Itália no Brasil divulgou na última segunda-feira (30) que, de acordo com a nova Portaria do Ministro da Saúde, assinada em 28 de agosto de 2021, estão proibidos a entrada e o trânsito no território nacional italiano para pessoas que tenham permanecido ou transitado no Brasil nos 14 dias anteriores à viagem. A nova norma entrou em vigor na terça-feira (31) e é válida até 25 de outubro de 2021.

Com isso, a pergunta que paira sobre o mercado de cafés é: como ficarão os Campeonatos Mundiais de Barismo? Para quem não sabe, as competições de Barista, Brewers e Cup Tasters estão marcadas para acontecer entre os dias 23 e 26 de outubro deste ano, na Itália. Para sabermos mais sobre a atual situação e os planos futuros, conversamos com os nossos representantes!

Julia Fortini, atual campeã brasileira de Brewers , competição de café filtrado, já se decidiu. A mineira não irá competir nos mundiais este ano. “Com essa notícia da Itália, infelizmente eu decidi que o melhor é adiar”, disse. Mesmo com as incertezas, a barista da Academia do Café passou os últimos meses buscando possibilidades de representar o Brasil ainda em 2021. “Quando eles anunciaram o Campeonato Mundial, eu já comecei a correr atrás de todas as possibilidades para eu poder competir, mas já fiquei bem angustiada porque eu não tinha tomado nem a primeira dose da vacina”, contou.

Julia Fortini, atual Campeã Brasileira de Brewers – Foto: NITRO Histórias Visuais

Ao lado de seu companheiro Ivan Heyden, Julia montou um cronograma de treinos que vem seguindo a risca diariamente há quase dois anos. “Venho investindo tempo e me preparando para isso. É um sonho!”. Com a mudança das regras de entrada na Itália, a campeã solicitou à World Coffee Events (WCE) o adiamento de seu título, que foi aprovado. Com isso, Julia representará o Brasil em 2022, no Mundial que está programado para ocorrer em Melbourne, na Austrália.

“A gente fica meio abalada com isso. Estou me preparando, investindo. Estou muito empolgada pra competir em um mundial, mas agora é olhar pra frente. É algo que estava fora do meu controle, então não tinha o que fazer. Agora, é pensar que vou competir em Melbourne, em 2022, e vou me preparar pra representar o Brasil da melhor forma possível”, explicou.

Já Boram Um, atual campeão de Barista, segue na ideia de participar do Campeonato Mundial ainda em 2021. “No momento estamos nos planejando para ir e ficar de quarentena na Europa, mas ainda restam muitas dúvidas”. Desde o seu título conquistado em 2019, o barista da cafeteria paulistana Um Coffee Co. vem treinando em torno de 6 a 8 horas por dia. “Já estamos com os cafés selecionados”, revelou.

Boram Um, atual Campeão Brasileiro de Barista – Foto: NITRO Histórias Visuais

Apesar das incertezas, Boram está animado em relação a sua participação nas competições internacionais: “Acho que vai ser um grande desafio devido às restrições das viagens e, principalmente, porque muitos baristas não estão conseguindo viajar e visitar fazendas”.

Quanto ao Cup Tasters, campeonato de prova de cafés, Phelippe Nascimento, da CarmoCoffees, também conseguiu autorização para adiar o seu título para 2022. “O meu também foi adiado porque é complicado a gente ter que ficar de quarentena em outro país para depois poder ir pra Itália. Não só por questões financeiras, mas também de treinamento”. Ele conta que, mesmo se ficasse quatorze dias em um hotel, seriam quatorze dias sem poder treinar: “Isso ia me dar uma desvantagem muito grande. Principalmente no meu caso que é bem sensorial, preciso chegar lá bem afiado”.

Phelippe Nascimento, atual Campeão Brasileiro de Cup Tasters – Foto: NITRO Histórias Visuais

Apesar da grande expectativa de participar de uma competição com grandes nomes do mundo todo, Phelippe acredita que postergar sua ida foi a melhor decisão para o momento. “Com a questão da vacinação também, acho que foi sensato adiar para o próximo ano. Mesmo assim, ainda fico um pouco chateado porque é uma coisa que a gente fica ansioso querendo competir logo e participar no Mundial”.

Ele também lembra que outro fator negativo no adiamento é o congelamento de novos títulos brasileiros, uma vez que ele segue sendo o representante nacional. “Tem outras pessoas no Brasil tão boas quanto eu, e até melhores, que podem participar de um campeonato só que não podem competir porque meu título fica sendo sempre adiado”, comentou.

Atuais Campeões Brasileiros

Os últimos Campeonatos Brasileiros de Barismo aconteceram em 2019, sendo as categorias de Barista, Brewers e Cup Tasters realizadas durante a Semana Internacional do Café, principal encontro do setor que ocorre anualmente em Belo Horizonte (MG); Latte Art e Coffee in Good Spirits, na cidade de São Lourenço (MG); e Torra, no Mercado Municipal de Curitiba (PR).

Além de Boram, Julia e Phelippe, o Brasil é representado pelo jovem barista Tiago Gonçalves da Rocha no Latte Art, campeonato que avalia os desenhos com leite vaporizado no café; pelo veterano Emerson Nascimento no Coffee in Good Spirits, competição de drinques alcoólicos com café; e por Jonathan Piazarolo na Torra, único que conseguiu competir no Mundial (como não ocorreu outra edição do campeonato no Brasil, Jonathan segue com o título).

Tiago Gonçalves, do Latte Art; e Emerson Nascimento, do Coffee in Good Spirits – Foto: TribusStudio (Tiago)

Após o cancelamento em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, no dia 27 de julho deste ano a Specialty Coffee Association (SCA) divulgou que as disputas de Barista, Brewers e Cup Tasters seriam realizadas durante o HostMilano, na Itália, enquanto que Latte Art, Coffee in Good Spirits e Torra seguem adiadas, sem datas definidas. 

Novas datas para 2022

A Specialty Coffee Association (SCA) divulgou, em 27 de julho deste ano, que os Campeonatos Mundiais de Barista e Brewers de 2022 acontecerão durante a Melbourne Internacional Coffee Expo (MICE), entre os dias 27 e 30 de setembro de 2022. Já as disputas de Latte Art, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters e Torra serão realizadas na World of Coffee, marcada para 16 a 18 de junho de 2022, em Varsóvia, na Polônia. Saiba mais clicando aqui.

Relembre os últimos Campeonatos Mundiais de Barismo

Em 2019, entre os dias 6 e 8 de junho, a cidade de Berlim, capital da Alemanha, realizou a World of Coffee, evento que recebeu os Mundiais de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters.

Leonardo Correa, do Latte Art; Gabriel Guimarães, do Coffee in Good Spirits; e André Aguila, do Cup Tasters

No Latte Art, o representante brasileiro foi o mineiro Leonardo Correa, que ficou em 32º lugar. A grande vencedora da disputa foi a italiana Manuela Fensore, seguida por Hao-Yuen Chen, de Taiwan, e Lui Guqiang, da China.

No Coffee in Good Spirits, o mineiro Gabriel Guimarães conseguiu terminar a disputa em 20º lugar. O pódio ficou composto por Dan Fellows, do Reino Unido, bicampeão após ganhar também em 2018 aqui no Brasil; Tim Lam Wing Fat, de Hong Kong; e Agnieszka Rojewska, da Polônia.

Quanto ao Cup Tasters, André Aguila terminou a prova em 30º lugar, com 6 acertos em um tempo de 6:16. Os primeiros lugares foram para a Irlanda, com o provador Daniel Horbat; para a França, com Dajo Aertssen; e para o Reino Unido, com Josh Clarke. Saiba mais aqui.

Já as competições de Barista e Brewers aconteceram entre os dias 11 e 14 de abril de 2019, na Specialty Coffee Expo, na cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Os representantes brasileiros foram Martha Grill e Arthur Malaspina.

Martha, representante brasileira no campeonato de Barista; Arthur, no Brewers; e Jonathan, na competição de Torra

Na disputa do título de melhor Barista, Martha alcançou a 14ª posição, sendo a melhor colocação do Brasil em quase dez anos. O troféu foi para Jooyeon Jeon, da Coreia do Sul, seguida por Michalis Dimitrakopoulos, da Grécia, e Cole Torode, do Canadá.

Quanto ao Brewers, competição de café filtrado, Arthur encerrou sua apresentação em 31º lugar. A grande vencedora foi Jia Ning Du, da China. O pódio também contou com Patrik Rolf, da Suécia, em segundo lugar, e Alessandro Galtieri, da Itália, em terceiro. Saiba mais aqui.

O último Campeonato Mundial de Torra foi realizado de 15 a 18 de novembro de 2019, em Taiwan. Jonathan representou o Brasil e ficou em 17º lugar. A competição teve como vencedor o russo Arseny Kuznetov, seguido pelo romeno Bogdan Georgescu e pelo polonês Mateusz Karczewski. Saiba mais aqui.

TEXTO Gabriela Kaneto

Deixe seu comentário