Barista

Barista Leo Moço é tricampeão nacional

Troféus do Campeonato

Com direito a muita música, talento e “mineirice”, o 16º Campeonato Brasileiro de Barista aconteceu no Sul de Minas, na cidade de São Lourenço (MG). Realizado durante os dias 25, 26 e 27/8, o evento contou com juízes técnicos, sensoriais e 20 competidores dedicados a ganhar o troféu de melhor do País e teve o São Lourenço Coffee Music, com uma programação paralela durante os três dias.

Através de sorteio, as apresentações dos baristas foram divididas nos dois primeiros dias de campeonato. Diversos jeitos e estilos foram colocados nas apresentações, que precisam sempre ter um tema e um toque pessoal. Tudo é muito bem avaliado e cronometrado pela equipe de juízes da competição – que teve como juízes principais o brasileiro Danilo Lodi e o japonês Yoshi Kato. O evento marca o retorno da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) como National Body (representante nacional) junto à World Coffee Events (WCE) – entidade que organiza internacionalmente as competições.

Ao final do segundo dia, os resultados apontaram os seis baristas que foram melhores em questões técnicas e sensoriais, sem estourarem o tempo máximo de 16 minutos, o que desclassifica o competidor. Os finalistas foram: Gabriel Guimarães – Unique Cafés – São Lourenço (MG); Leo Moço – Café do Moço – Curitiba (PR); Martha Grill – Octavio Café – São Paulo (SP); Rafaela Oliveira – Guima Café – Belo Horizonte (MG); Ricardo Teles – Café do Mercado – Porto Alegre (RS); e Thiago Sabino – IL Barista – São Paulo (SP).

Gabriel Guimarães, da Unique Cafés

 

Martha Grill, da Octavio Café

Thiago Sabino, da IL Barista

Rafaela Oliveira, do Guima Café

Ricardo Teles, do Café do Mercado

No domingo, todos os finalistas se reapresentaram, mas estavam mais tranquilos, com expressões de missão cumprida por já terem conseguido as seis melhores colocações. Durante a tarde, as apresentações foram ocorrendo ao mesmo tempo em que o público se juntava para ver de perto cada detalhe das bebidas entregues.

Leo Moço fez a melhor apresentação para os juízes e ganhou seu terceiro título nacional de campeão da categoria. Concorrendo pela 11ª vez, o barista do Café do Moço utilizou café da variedade exótica sudan rume, cultivado no Santuário Sul, projeto de Luiz Dias Pereira Filho e sócios, em Carmo de Minas.

Leo Moço, do Café do Moço

Resultado Final:

1º Leo Moço (Café do Moço)

2º Martha Grill (Octavio Café)

3º Thiago Sabino (IL Barista)

4º Ricardo Teles (Café do Mercado)

5º Rafaela Oliveira (Guima Café)

6º Gabriel Guimarães (Unique Cafés)

Em novembro, dos dias 9 a 12, Leo irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Barista. O evento acontecerá na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, durante a Café Show.

Mais informações e entrevistas na próxima edição da Revista Espresso, em setembro de 2017.

TEXTO Texto Gabriela Kaneto • FOTO Fotos Giulianna Iannaco/Café Editora

Deixe seu comentário