Barista •
Atuais Campeões Brasileiros representarão o Brasil nos mundiais de 2021
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) divulgou um comunicado em relação aos Campeonatos Brasileiros de Barismo de 2020, que estão suspensos até que haja um cenário de segurança sanitária no País.
A cada ano a BSCA realiza os campeonatos no Brasil e os campeões representam o país nos mundiais. Em agosto, do ano passado, a cidade de São Lourenço (MG), recebeu os participantes dos campeonatos de Latte Arte e Coffee in Good Spirits, premiando Tiago Gonçalves da Rocha e Emerson Nascimento, respectivamente. Eles viajariam no mês de junho para Varsóvia, na Polônia, em que a competição aconteceria durante a feira World of Coffee, que foi transferida para 15 a 17 de outubro e ainda não houve sinal de cancelamento.
Já em novembro de 2019, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), conhecemos os campeões de Barista, Boram Julio Um; Brewers, Julia Fortini e Cup Tasters, Phelippe Nascimento. Eles iriam representar o Brasil em maio na Melbourne International Coffee Expo, na Austrália. O evento foi transferido para 3 a 6 de novembro e segue confirmado.
A BSCA ao lado dos atuais campeões brasileiros, optaram por não participar em 2020 por conta da incerteza em que estamos vivendo com a pandemia de Covid-19 (coronavírus), sendo assim, não haverá Campeonatos de Barismo este ano no Brasil e os atuais campeões permanecem até o ano que vem, quando irão competir!
Vanusia Nogueira, diretora da BSCA, explica que o segmento dos cafés especiais tem um convívio de muita pessoalidade, o que estreita os laços e faz com que todos se preocupem entre si. “Temos como prioridade a saúde e a segurança dos competidores, por isso, de maneira conjunta, suspendemos a realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo em todas as categorias, definindo que os baristas campeões, que irão representar o Brasil neste ano, serão os competidores do País nos Campeonatos Mundiais do ano que vem”, explica.
A BSCA informa que, com exceção à competição nacional de torra, todos os demais campeões brasileiros já são conhecidos. “A definição do campeão brasileiro de torra ocorrerá tão logo o cenário sanitário indique segurança a todos os envolvidos para a realização da competição. No momento, voltamos nossas orações às pessoas impactadas pelo novo coronavírus, direta ou indiretamente, e nossos pensamentos seguem direcionados especialmente àqueles que estão doentes, a quem estendemos nosso desejo de uma rápida e completa recuperação. Externamos, ainda, nossos agradecimentos a toda comunidade cafeeira, que, simbolicamente unida, enfrenta esse momento tão difícil e delicado que vivemos”, completa Vanusia.
Desde setembro de 2016, a BSCA é a Competition Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora dos Campeonatos Mundiais de Barismo e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Assim, a Associação tem o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Art, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters e Torra.
Deixe seu comentário