Mercado •
Abics busca globalizar profissionais para sensorial de café solúvel
Entre os dias 6 e 9 de agosto, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) fez mais uma capacitação de IC Graders, aplicada com base na metodologia desenvolvida pela entidade em cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Desta vez, 40 profissionais, degustadores de diversas áreas da cadeia produtiva, tornaram-se aptos a avaliar e emitir laudos de análise sensorial de café solúvel. A capacitação aconteceu na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em Varginha (MG).
Esta parceria entre Abics e ITAL desenvolveu o Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel. Com os cursos e a certificação dos IC Graders, inclusive fora do Brasil, a Abics espera implantar a metodologia de avaliação do produto em todo o mundo.
De acordo com Eliana Relvas, que coordena e ministra os cursos, os IC Graders contribuem com estratégias para aprimorar o café solúvel no Brasil e no mundo, com identificação clara da categoria e dos atributos dos diferentes tipos do produto.
Além de maior produtor e exportador de solúvel, o Brasil abriga o maior parque fabril mundial e as fábricas, segundo Relvas, já têm pelo menos dois IC Graders certificados em suas equipes. “Todas as empresas que produzem ou têm marcas de café solúvel no mercado possuem, no mínimo, uma dupla de profissionais formados”, garante. “Algumas, inclusive, contam com cinco profissionais certificados em sua linha de produção para fazer essa avaliação sensorial”, completa.
Em 2023, o volume consumido de café solúvel pelos brasileiros bateu recorde: foram 24,248 mil toneladas (equivalente a 1,05 milhão de sacas de 60 kg), um aumento de 5,2% em relação a 2022, oitavo avanço anual consecutivo na série histórica. Segundo a Abics, este crescimento reflete os investimentos das indústrias do setor, que ampliaram o portfólio de produtos e as ações de promoção e capacitação do segmento.
Deixe seu comentário