Mercado

Você sabia que agora é a melhor época para tomar café?

Aqui no Brasil a nova safra 2018/2019 á está sendo comercializada. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nossa produção apresentou um crescimento de 37% em comparação com o ano passado: beiramos as 61 milhões de sacas, compostas por grãos arábica e canéfora das mais diversas regiões do País.

Este número recorde foi graças ao bom tempo e a bienalidade alta das plantações. Para quem não sabe, essa é uma característica comum na cafeicultura. Em um ano, os cafeeiros terão uma grande produtividade, já no próximo, devido a sua necessidade de recomposição, apresentarão queda na produção.

Justamente pela boa qualidade adquirida neste ano-safra, tivemos excelentes resultados em campeonatos nacionais e internacionais. O Coffee of The Year (COY), por exemplo, recebeu mais de 400 amostras, com os primeiros colocados surpreendendo não só na pontuação, mas também na qualidade e no cuidado com os grãos. Já no Cup of Excellence – Brazil 2018, os grãos vencedores da categoria “Pulped Naturals” (via úmida) receberam uma pontuação de 93,89 pontos no ranking internacional, superando países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica e El Salvador.

Mas sabe por que essa é a melhor época para se tomar café? Justamente pela excelência conquistada nas lavouras. Os estabelecimentos que trabalham com cafés especiais já estão fazendo conexões com produtores e associações em busca de novos grãos para compor os cardápios Brasil afora (e isso inclui esses cafés campeões!).

Por exemplo, para quem quer degustar os grãos vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2018, cultivados na Chapada de Minas, a IL Barista irá comercializar em edição limitada a partir do dia 20/12. Já para quem busca experimentar cafés do COY, o Zcoffee, em São Paulo, está servindo o 2° colocado na categoria “arábica”: do cafeicultor Deneval Vieira, produzidos nas Montanhas do Espírito Santo.

Além dos grãos vencedores, as cafeterias estão se abastecendo de cafés novinhos dessa safra recorde. O Suplicy Cafés Especiais (unidade Mirante 9 de Julho, em São Paulo), por exemplo, está com grãos de 83 pontos do produtor Paulo Tassinari, da região Serrana do Rio, disponíveis durante o mês de dezembro. Paulo foi campeão deste ano do Concurso de Qualidade do Café do Estado do Rio de Janeiro.

Quer tomar cafés frescos e de boa qualidade? Então aproveite! Vá a uma cafeteria de cafés especiais, pergunte ao barista sobre os grãos da casa e as regiões produtoras e peça seu escolhido em um método favorito. O Brasil possui qualidade e cuidado, que começa com o produtor, passa por diversos profissionais do mercado e termina com um preparo bem feito. Bons cafés!

TEXTO Gabriela Kaneto • FOTO Lucas Albin / Felipe Gombossy

Deixe seu comentário