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Coca-Cola no universo do café
Na última semana a Coca-Cola realizou uma ação inesperada e concretizou a compra da rede de cafés europeia Costa Coffee pelo valor de 3,9 bilhões de libras, aproximadamente US $ 5,1 bilhões. O valor da transação multiplica em 16 vezes o lucro da rede britânica para o ano de 2018.
A Costa Coffee tem mais de 3 mil unidades ao redor do mundo, mas nenhuma nos Estados Unidos. Após a compra, a marca de refrigerantes vai usar sua rede de distribuição para aumentar a expansão dos cafés.
O ramo do café é um dos poucos onde a multinacional norte-americana não tem uma marca global. Este acordo evidencia uma disputa das redes de refrigerante no mercado, por conta do afastamento dos consumidores de bebidas gaseificadas e com muito açúcar.
Além disso, a aquisição pode levantar uma disputa entre Coca-Cola e Starbucks. A Costa é a segunda maior rede de cafeterias da China, embora sua presença atualmente seja menor do que as 2.800 lojas da Starbucks. Logo, o acordo não ameaça apenas as operações da Starbucks, mas também o varejo com a venda de cafés gelados e bebidos de café em conveniências ao redor do mundo. No Reino Unido, por exemplo, a Costa opera máquinas de café self-service em lojas e postos de gasolina, algo que pode ser levado para os Estados Unidos.
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