Festival Santos Café 2018 encerra com recorde de cafés servidos
A quarta edição do Festival Santos Café aconteceu no último final de semana, no Arcos do Valongo – Santos (SP). Foram três dias de muita música, gastronomia, artesanato e claro, café! O evento contou com mais um recorde: foram 35 mil cafés servidos.
Os visitantes e apreciadores puderam conhecer um pouco mais sobre o café de qualidade em uma degustação que teve a curadoria da Revista Espresso e da Café Editora e apoio da Ânima Café, Café Santa Mônica, Revo Café, Rei do Café, Swiss Coffee, Café Store, Da Hora Bike Café, Grupo UTAM, Brasil Espresso, Astro Café, Café do Centro, Bunn, Orfeu Cafés Especiais e Santo Grão.
Segundo a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, a degustação de café nasceu junto com o Festival e atrai cada vez mais um público interessado em conhecer os aromas e sabores dos grãos brasileiros. “A cada ano o número de marcas participantes cresce e os visitantes têm a oportunidade de provar gratuitamente uma seleção de preparos especiais”, afirma.
Para a barista chefe, responsável pela Qualidade e Treinamento e instrutora dos cursos do Santo Grão, Keiko Sato, foi surpreendente ver as pessoas interessadas e abertas para entender mais sobre o que é um café especial.
A Café Store, loja online de produtos de café, esteve presente e fez sucesso com os diversos produtos apresentados. “O festival está na cidade do principal porto brasileiro e conta com um lado cultural e artístico muito valioso. É fundamental a presença da Café Store no evento para apresentar os produtos voltados para o café”, afirma Edgar Haddad, diretor da Café Store.
“Somos a única torrefação de cafés especiais da região, participar para gente tem dois motivos: levar o café especial ao consumidor em geral que não tem acesso a Revo e representar um movimento de qualidade da cidade. Quem sabe não inspiramos outros empreendedores a focar na qualidade do grão?”, conta o Sócio fundador da Revo, Vitor Ladaga de Araujo.
“Santos tem sido um polo de cultura e gastronomia envolvendo o café. Estar no festival de Santos é muito importante para marcas que buscam se diferenciar dentro do mercado gourmet de café, através de qualidade e inovação. Ficamos muito orgulhosos por mais uma vez sermos convidados para participar” Eder Garcia, Supervisor de food servisse da Utam.
“Como todos os anos, foi muito bom participar do evento. Pra quem trabalha com café em Santos é muito importante. Tomara que no próximo ano venham outras marcas de café, bikes, Kombi, etc”, contou Ricardo Henrique, proprietário do Da Hora Bike Café.
Segundo o barista do Santa Monica Café Gourmet, Ewerton Almeida, o festival proporciona uma divulgação das novidades e curiosidades da marca. “A gente consegue trazer o público para perto. Por isso buscamos algo diferente, seja no café, em um método de extração, em uma forma de preparo, para explicar ao consumidor”, afirma.
“O festival nos ajuda a divulgar a marca, que lançamos no terceiro ano do próprio festival. Esse ano recebemos as pessoas que visitaram o evento no ano passado e voltaram para procurar os nossos produtos, é um feedback positivo, pois vieram em busca das novidades. O Festival também é ótimo para relacionamentos, fechar novos negócios e descobrir o que o consumidor gostou ou não para melhorarmos cada vez mais. Aguardo o convite para o próximo ano, afirma Abel Martins, proprietário do Swiss Coffee.
Para o Ricardo Rodrigues, da Auma Café, Santos é uma cidade que respira café, participar do Festival é embarcar em toda a história do café. “A gente percebe o gosto das pessoas. O Festival passa a ser um termômetro que mede a qualidade do nosso café, além de uma oportunidade de rever os amigos e parceiros que fazem esse movimento acontecer”.
Assim, a 4ª edição do Festival Santos Café se encerra com a sensação de missão cumprida. Esperamos vocês na próxima, até o ano que vem!
Confira mais fotos do evento.
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