Mercado

Confira os cafés do Coffee of The Year 2017

Com base nas provas da Associação de Cafés Especiais (SCA) e as notas de qualidade do Instituto de Qualidade do Café (CQI), 150 amostras de cafés acima de 80 pontos foram selecionadas para participar da Sala de Cupping&Negócios, programação que acontece durante a Semana Internacional do Café, feira realizada em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro.

Desta primeira filtragem, obtida de mais de 230 amostras, os dez melhores cafés especiais concorrerão ao Coffee of The Year 2017. Na feira, os “Top 10” estarão disponíveis sem identificação para uma degustação às cegas realizada pelo público visitante do evento, que votará na bebida favorita. O resultado será divulgado no último dia da SIC.

Para entrar neste ranking, os cafés indicados pelos produtores precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos. A avaliação sensorial levou itens como aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. Na sala, os cafeicultores selecionados farão a promoção de seus cafés a compradores e outros provadores.

Para a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, uma das organizadoras da feira, o evento é uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios. “O Coffee of The Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café, mostra a qualidade da região e também uma tendência de mercado”, diz.

Confira a lista dos 150 escolhidos aqui.

Melhores do Brasil
Em 2016, o produtor Afonso Lacerda, da Dores do Rio Preto, região do Caparaó (ES/MG), foi o grande vencedor na modalidade arábica. Já na modalidade conilon, quem levou a melhor foi o produtor José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia (ES).

Para o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó, vencedor do concurso nos anos de 2014 e 2015, a visibilidade proporcionada pela premiação é muito significativa para o desenvolvimento da produção.

(Texto publicado originalmente no site CaféPoint)

TEXTO Camila Cechinel • FOTO Bruno Lavorato e Vitor Macedo

Deixe seu comentário