Barista

Aprenda as receitas do Campeonato Brasileiro de Aeropress 2016

Campeão Hugo (ao centro), Kyo (2º lugar, à esquerda) e Rafael (3º lugar)

Campeão Hugo (ao centro), Kyo (2º lugar, à esquerda) e Rafael (3º lugar)

Hugo Rocco, do Moka Clube, de Curitiba, foi o vencedor da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress. Realizado no último dia 26/3 (sábado), o evento anual e itinerante escolheu a capital paranaense para realizar o concurso. Mais de 200 pessoas acompanharam o campeonato no Nex Coworking, organizado pela Terceira Onda Consultoria em Café e pela 4Beans Coffee Co.

Foram 27 competidores, de sete Estados diferentes do Brasil (conheça mais em @revistaespresso), que disputaram a melhor receita para o café do produtor José Renato Alves, um grão cereja descascado da variedade catuaí, colhido e beneficiado em 2015, na Fazenda Vista Alegri, em Piatã (BA). O café foi torrado na 4 Beans Coffee Co por Amanda Laffayette e o produtor fez questão de comparecer ao evento.

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Aeropress foi bem emocionante e estava repleta de carinhas novas e de competidores estreantes. Baristas e apreciadores de café entraram na disputa em pé de igualdade e tinham oito minutos para preparar a bebida aos juízes. Amanda Laffayette (4Beans), Georgia Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais) e Eystein Veflingstad (Terceira Onda Consultoria em Café) foram os julgadores principais. A barista Helga Andrade, da Ufla, julgou também algumas baterias.

juízes campeonato aeropress 2016

Juízes Georgia Franco (à esquerda), Eystein Veflingstad e Amanda Laffayette.

A maioria dos competidores ficou para trás na primeira rodada, pois dos 27, só nove passam para a semifinal. Esses foram:

Fernando Lopes da Silva – 1268 Café (São Paulo – SP)
José Maria de Almeida Junior – Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR)
Rafael Bosco – Propiciar (São Paulo – SP)
(chave 1)

Daniel Pires Reinhardt – Lucca Cafés Especiais (Curitiba – PR)
Aiko Nataly Kono – Marbô Bakery (Curitiba – PR)
Hugo Sousa Rocco – Moka Clube (Curitiba – PR)
(chave 2)

Kyo Silva – William & Sons (Porto Alegre – RS)
Fabiola Jungles dos Santos Lima –Caramelodrama Confeitaria (Curitiba – PR)
Juliano André Lamur -Arábica Simples (Curitiba –PR)
(chave 3)

A grande final foi realizada por Rafael Bosco, de São Paulo, Kyo Silva, de Porto Alegre, e Hugo Rocco, de Curitiba. Com três receitas bem diferentes, os três baristas apresentaram seus cafés para a última rodada, que valia uma viagem e a participação no Campeonato Mundial de Aeropress, em Dublin, na Irlanda.

O grande campeão, por escolha unânime dos juízes, foi o curitibano Hugo Rocco (Moka Clube). Curitiba vai invadir a Irlanda e vamos continuar acompanhando. O mundial será no dia 23 de junho, em local a definir, e com a participação de mais de 30 países.

Hugo Rocco

Hugo Rocco

Conheça as receitas completas dos três primeiros colocados

Campeão
Hugo Rocco

Método Invertido
• 20 gramas de café
• moagem média
• 180 ml de água
• temperatura da água: 82 ºC

Preparo
Coloque 150 ml de água e mexa com uma colher por 10 segundos. Deixe em infusão por 1min30s. Vire a aeropress e pressione por 35 segundos. Complete o café com 30g de água para equilibrar a acidez e deixar a xícara mais suave.
Tempo total de preparo: 2 min 15s
OBS: Para obter os 20g de café da receita, o barista moeu 25g em moagem média e peneirou 5g com uma peneira de confeiteiro de malha superfina, que uniformizou a extração em todas as partículas.

kyo silva campeonato aeropress 2016

Kyo Silva

2º lugar
Kyo Felipe Alves da Silva

• 17,5 gramas de café
• moagem média/fina
• 200 ml de água
• temperatura da água: 76ºC

Preparo
Primeiro faça uma pré-infusão com 30 ml de água, por 15 segundos. Após isso, agite por 20 segundos e coloque o restante da água até a marca de um minuto. Deixe em infusão por 90 segundos e pressione a aeropress.

rafael bosco campeonato aeropress 2016

Rafael Bosco

3º lugar
Rafael Bosco

Método Invertido
• 15 gramas de café
• moagem média/grossa
• 170 ml de água (foi usada a norueguesa Voss)
• Temperatura da água: 90ºC

Preparo
Aqueça a água a 90 graus, monte a aeropress de forma invertida. Escalde o filtro com um pouco de água (pode-se então aquecer mais de 170 gramas de água) para retirar o sabor de papel e de resíduos químicos. Despeje a água sobre o pó através de um fluxo lento, como se fosse um fio de óleo sendo despejado em uma panela. Quando a água começar a cair, gire a aeropress com movimentos contínuos para certificar-se que todo o pó será molhado. Após adicionar toda a água, aguardar 1 minuto e 30 segundos e então extrair o café.

hugo rocco campeonato aeropress 2016

Organizadores e 2017

Organizado pela 4 Beans Coffee Co. e pela Terceira Onda Consultoria em Café, o evento ainda contou com o apoio e patrocínio das empresas Mahlkönig, Torrador Atilla, MateSpresso, Nex Coworking e Revista Espresso. Os quitutes foram do Rause Café + Vinho e a discotecagem em vinil da Laffayettaria, com show ao final do bluesman Lucian Araújo.

A próxima edição do Campeonato Brasileiro de Aeropress será realizada em Minas Gerais, no Sítio Santa Rita, em Espera Feliz, na região da Serra do Caparaó, nas Matas de Minas. Os anfitriões serão Fred e Miriam Ayres. Não vamos perder!

campeonato aeropress 2016

campeonato aeropress 2016

Campeonato Aeropress 2016

Campeonato Aeropress 2016

TEXTO Mariana Proença, de Curitiba (PR) • FOTO Olívia D'Agnoluzzo/Divulgação

Deixe seu comentário