BaristaMercado

Exclusiva: Isabela Raposeiras é a nova consultora do clube de café da Wine

Raposeiras: "Não sou contra cápsulas".

Raposeiras: “Não sou contra cápsulas”.

A aquisição da suíça Mocoffee pelo grupo brasileiro da Wine.com.br foi anunciada em março deste ano e muitas novidades estão por vir. A mais nova delas é a contratação da barista e empresária Isabela Raposeiras. A proprietária do paulistano Coffee Lab, em entrevista exclusiva à Espresso, anunciou parceria com a marca. Isabela será a responsável por desenvolver toda a nova linha de cafés, que hoje serve as cápsulas (monodoses) para o preparo de espresso. E a maior novidade: grãos 100% brasileiros para todo o portfólio da Mocoffee no mundo. A empresa nasceu com o engenheiro suíço Eric Favre, criador de patentes e inventor do sistema de cafés em cápsulas da Nespresso, entre outros, e que desenvolveu para a Mocoffee um sistema fechado próprio. A brasileira Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos e cerveja da América Latina e terceiro do mundo, anunciou, em abril, a chegada da Tristão ao corpo de acionistas da Mocoffee e, desde lá, vem desenvolvendo o projeto de uma fábrica de envase de cápsulas de café na cidade de Viana, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. A Mocoffee também contratou recentemente, para encabeçar a área de inovação da marca, o executivo Marco Miranda, ex-Delta Cafés, empresa portuguesa de cafés em cápsulas. Em entrevista, Isabela define sua atuação no projeto: “Minha função é a responsabilidade pelo produto: seleção, qualidade, blends, torra”, revela Isabela. A Mocoffee já comercializa café em 17 países e compra o grão de diversas regiões produtoras no mundo. A principal mudança será que a empresa passará a ter café 100% brasileiro no seu portfólio de cápsulas. “O primeiro desafio será pegar esses blends já existentes e adaptar sensorialmente para só matéria-prima brasileira”. Isabela desenvolverá edições especiais e blends e começará, em breve, a seleção de novos fornecedores do Brasil inteiro. Os provadores e a estrutura da capixaba Tristão ajudarão nesta etapa. “Já faz um tempão que estamos conversando e estou sabendo do projeto. A cápsula é o carro-chefe, com sistema novo e máquina própria. Mas quem sabe cafés em grãos poderão fazer parte da linha de produtos“. Antes que a notícia surpreenda o mercado, a barista afirma: “Não sou contra cápsulas. Cápsula é um meio de fazer café. As pessoas se referem como um produto em si. A Mocoffee não é uma empresa de cápsulas e, sim, de café. O produto é o espresso”, enfatiza.
Máquina e cápsula da Mocoffee, sistema próprio.

Máquina e cápsula da Mocoffee, sistema próprio.

O grande expertise que será adicionado ao negócio é o mailing de clientes da Wine, que agora também conta com clube de cervejas, o WBeer. São mais de 140 mil clientes só no clube de vinhos, que conta com a logística e capilaridade em todo o Brasil. Outro ponto forte da parceria é a valorização dos produtores locais. Para Isabela: “O Brasil é um país continental e tem variedade suficiente para valorizar o café só daqui. Região vou evitar. Quero contar a história do produtor, do café. A questão de terroir, regional, não existe tanto no café. Ele funciona mais para o vinho.” Quem for sócio do clube receberá mensalmente um novo café, de acordo com a previsão da marca. “Estamos planejando o lançamento para o ano que vem”, avisa Isabela. De acordo com a assessoria da Mocoffee, a comunicação será baseada na dupla: tecnologia suíça, café brasileiro. Eles acreditam ser um marco para o café do Brasil, já que os grãos do país terão grande visibilidade internacional vinculada à qualidade. “Dá para fazer diversidade só com o café brasileiro”, segundo Isabela. O objetivo da marca é democratizar o consumo do café em cápsulas, com preços mais baixos que a concorrência para tornar o consumo mais acessível. “Assim como no vinho haverá variedades de preço. Não tem porque fugir disso”, analisa Isabela.
Rogerio Salume_CEO_Wine.com.br

Rogerio Salume, CEO da Wine.com.br

A Wine.com.br é conhecida no e-commerce por ter construído uma das maiores operações verticais de vinho do Brasil em menos de cinco anos. Para Rogério Salume, CEO da empresa, “a entrada no segmento do café faz todo o sentido e dá continuidade ao projeto de selecionar, indicar e entregar produtos de alta qualidade aos nossos clientes em todo o Brasil, e agora, em outros países. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo em grãos, mas não conseguiu desenvolver até hoje nenhuma marca mundial. Acho que podemos contribuir de alguma maneira levando produtos que tenham a essência do nosso país”. Ricardo Flores, vice-Presidente da Mocoffee, acredita que “a expertise de Isabela sem dúvida ajudará a descobrir cada produtor que existe no Brasil e também a valorizar a história de cada um deles para desenvolver nossos blends.” Enquanto a fábrica não fica pronta, a ideia é continuar a operação na Suíça e Itália e, posteriormente, trabalhar em território brasileiro entregando cápsulas para clientes nacionais e internacionais. “Será uma grande conveniência o cliente receber o vinho e o café, não é mesmo?”, prevê Isabela. Ficaremos atentos às novidades desse mercado de monodoses que, só no Brasil, cresce 50% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

TEXTO Mariana Proença • FOTO Guilherme Gomes/Café Editora (Isabela Raposeiras); demais: Divulgação

Deixe seu comentário